Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Nada de Petrobras: veja as ações recomendadas para investir nesta semana

Investidores fogem da Petrobras com risco político; veja ações recomendadas para investir - Shapecharge/Getty Images
Investidores fogem da Petrobras com risco político; veja ações recomendadas para investir Imagem: Shapecharge/Getty Images

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/09/2022 04h00

Nesta semana, as corretoras, bancos e casas de análises estão com seleções de ações bem diferentes umas das outras. Enquanto, por exemplo, o BTG tira de sua carteira semanal a cervejaria Ambev (ABEV3), a Ativa a inclui. Isso acontece também com Sabesp (SBSP3), que saiu de uma carteira mas entrou em outra.

A única constante é uma ausência: Petrobras (PETR3 e PETR4). Nenhuma das empresas incluiu o ativo em suas cestas para esta semana, que vai até 23 de setembro.

Não é para menos. A pouco mais de uma semana das eleições presidenciais, em 2 de outubro, nenhuma casa quis comprometer o dinheiro de seus investidores com uma estatal muito sujeita a riscos políticos. Além disso, nos últimos 30 dias o preço do petróleo já caiu 1,97% no mercado internacional, o que pode comprometer os ganhos da companhia.

Veja abaixo as ações mais recomendadas por sete casas de análise, bancos e corretoras.

A única ação recomendada por mais de três casas é a BB Seguridade (BBSE3), uma aplicação que oscila muito pouco, mesmo em períodos conturbados, e que vem no positivo ao longo do ano. Em 2022, os ganhos acumulados são de 57%, com a ação cotada a R$ 29,79 (na quarta-feira 20).

E, numa semana em que serão anunciadas as novas taxas de juros no Brasil e também nos Estados Unidos (EUA), na data conhecida como "Superquarta", apostar em uma ação que oferece uma certa segurança é importante.

"Se os juros sobem, o investidor no mundo todo foge do risco", explica Heitor Martins, especialista em renda variável na Nexgen Capital, de Goiânia (GO). Ou seja, quanto mais a ação é conservadora, menos reflexo essa decisão sobre juros pode afetar o investidor. Daí a escolha de BB Seguridade.

E essa possível aversão ao risco aumenta ainda mais depois do resultado ruim da semana passada, quando o Ibovespa ficou negativo em 2,69% e todas as setes carteiras analisadas tiveram desempenho negativo.

Briga de aço

Outro ponto que chama atenção nas escolhas das carteiras é o das siderúrgicas CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5). Enquanto a Terra recomenda Usiminas, a Warren aposta na rival, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Isso pode ter a ver com o fato de que a Usiminas planeja entrar com uma petição no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a CSN. O Cade mandou em 2014 que a CSN, fabricante de aço de Volta Redonda, RJ, vendesse a participação de 17% que detinha na Usiminas dentro de cinco anos. Mas na data, em 2019, a CSN conseguiu uma prorrogação de mais três anos para concluir a venda.

Com a aproximação do segundo prazo, agora em 2022, a CSN mais uma vez pediu a dispensa, e desta vez o superintendente do Cade Alexandre Barreto decidiu que não havia mais necessidade de vender a participação, desde que a CSN não votasse nas assembleias de acionistas.

Mas a Usiminas não gostou. A empresa quem uma participação bem menor da rival em sua composição e por isso promete novamente recorrer ao Cade. O difícil é saber quem vai sair ganhando, tanto no mercado, quanto no Cade.

Confira as escolhas de sete bancos, casas de análises e corretoras para esta semana:

Terra Investimentos

A carteira ficou no negativo semana passada em 0,44%. O conjunto de ações escolhidas não teve alteração em relação à semana passada.

Warren

A Warren Semanal encerrou a semana com desempenho menos pior que o do Ibovespa, com baixa de 2,09%. Para este novo período, entraram para o conjunto os papéis da Raízen (RAIZ4) e Randon (RAPT4). Saíram Engie (EGIE3) e Eztec (EZTC3)

Mirae Asset

Na semana passada, o desempenho da carteira empatou com o Ibovespa, registrando perdas de 2,69%. Para a carteira atual, a Mirae não fez nenhuma alteração. As escolhidas são:

MyCap

Na semana anterior, a MyCap também ficou negativa, mas não foi tão fundo quanto o Ibovespa. A desvalorização foi de 2,11%. Desta vez, entram BB Seguridade (BBSE3) e Suzano (SUZB3). Saem Banco do Brasil (BBAS3) e Natura & Co (NTCO3). A composição ficou assim:

BTG

A carteira também ficou no vermelho semana passada, em 2,95%. Entraram desta vez Arezzo (ARZZ3), Santos Brasil (STBP3) e Totvs (TOTS3). Saíram Ambev (ABEV3), BR Malls (BRML3) e Sabesp (SBSP3). A seleção ficou assim:

Ativa Investimentos

A performance da carteira, assim como todas as outras, ficou negativa na semana passada. As perdas foram de 2,36%. Foram retirados os papéis da Cemig (CMIG4) e Sulamerica (SULA11). As substitutas são Energias do Brasil (ENBR3) e Ambev (ABEV3). A seleção para esta semana ficou desta maneira:

PagBank

A carteira fechou a semana com baixa de 3,58%. Para esta, saíram Blau Farmacêutica (BLAU3), BR Malls (BRML3) e Hapvida (HAPV3). Entram BB Seguridade (BBSE3), Boa Safra (SOJA3) e Syne (SYNE3), a antiga Cyrela Commercial Properties.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.