IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações do Alibaba registram alta na estreia em Wall Street

19/09/2014 18h04

NOVA YORK, 19 Set 2014 (AFP) - As ações do Alibaba dispararam nas primeiras negociações em Wall Street nesta sexta-feira, em meio a uma maré de otimismo sobre as perspectivas da companhia chinesa de varejo on-line.

Em suas primeiras operações depois da oferta pública inicial, a ação do Alibaba subiu 41%. De 68 dólares na abertura, a ação chegou aos 95,90 dólares, depois encostar nos 100 dólares.

O fundador do Alibaba acompanhou nesta sexta-feira a abertura da bolsa de Nova York, onde seu grupo estreou no famoso pregão de Wall Street. Olhando para os oito clientes que o Alibaba escolheu para tocar a campainha que anuncia a abertura da sessão, Jack Ma aplaudiu eufórico o início da negociação dos títulos.

"Confiem em nós", declarou Ma, em um inglês impecável, falando ao canal financeiro CNBC, em referência às dúvidas sobre os riscos de governabilidade que cercam seu grupo.

Na véspera, a empresa captou mais de 25 bilhões de dólares na sua chegada triunfal em Wall Street. É a maior entrada na bolsa de valores da história.

Este registro supera ao de outro grupo chinês, o AGBank, que captou 22,1 bilhões de dólares em 2010 na bolsa de Hong Kong e Xangai, segundo pesquisa da Dealogic.

A previsão era de que o Alibaba vendesse inicialmente 320 milhões de títulos (certificados de depósitos), que o permitiriam captar 21,8 bilhões de dólares, mais as receitas da venda de 48 milhões de ações adicionais em caso de uma grande demanda.

Fundado em 1999 com um capital de 60.000 dólares, o Alibaba, símbolo da economia chinesa, agora é avaliado em 168 bilhões de dólares.



Reações de analistas

Os analistas expressaram seu entusiasmo com a decisão do Alibaba, que domina o espaço de comércio on-line da China juntamente com o Taobao.com e o TMall.com.

"Em termos de volumes de negócio, o Alibaba se transformou na maior empresa de e-commerce do mundo", aponta a agência de estudos de mercado Trefis, que estimou uma cotação de 80 dólares por ação.

"O Alibaba continuará controlando grande parte do comércio on-line, mesmo que não consiga incrementá-lo muito mais".

Youssef Squali, da Cantor Fitzgerald, recomendou a compra de ações por 90 dólares.

"O Alibaba começa a cotizar hoje e, com isso, aparece a oportunidade de investir na maior plataforma de comércio on-line da China, que acreditamos ter o potencial de dominar o e-commerce com o tempo", afirma o analista em uma nota a seus clientes.

A oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) permite aos investidores ter acesso a uma parte do imenso mercado chinês, mas também alimentará as ambições internacionais do Alibaba.

Os serviços oferecidos ao consumidor pelo Alibaba são uma síntese dos oferecidos pelos titãs americanos da internet eBay, PayPal e Amazon, funcionando também como rede de varejo.

Neste ano, o Alibaba anunciou um plano para o mercado americano, chamado 11 Main, que atualmente se encontra em fase de testes.

O Alibaba Group obteve um lucro de quase 2 bilhões de dólares, de um volume de negócios de 2,5 bilhões de dólares no trimestre finalizado em 30 de junho. O volume de negócios cresceu 46% em relação ao mesmo período de 2013.

O Alibaba decidiu entrar na Bolsa de Nova York porque queria uma estrutura alternativa para ações preferenciais, com o objetivo de dar a uma seleta minoria de acionistas um maior controle sobre o conselho de administração. A bolsa de Hong Kong se negou a mudar seu regulamento para permitir que isso fosse feito.

Entre os beneficiários da entrada do Alibaba na bolsa, além de Ma (entre 860 milhões e 1 bilhão de dólares), está o grupo japonês SoftBank, primeiro acionista de Alibaba com 34% do capital e o portal de internet Yahoo! (22,4%), que capitalizará pelo menos 8,2 bilhões de dólares pela venda de aproximadamente 5% de sua participação na sociedade.

ppa-rl/sst/ja/cc/dm