IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cutrale e Safra compram a americana Chiquita por US$ 1,3 bilhão

27/10/2014 12h36

NOVA YORK, 27 Out 2014 (AFP) - Os empresários brasileiros José Luis Cutrale e Joseph Safra comprarão a empresa americana Chiquita Brands por cerca de 1,3 bilhão de dólares, anunciaram nesta segunda-feira as duas partes em um comunicado conjunto.

Depois de vários desencontros, a Chiquita, que teve de desistir na sexta-feira de associar-se ao importador e distribuidor irlandês de frutas exóticas Fyffes, assinou finalmente um acordo de fusão com as empresas brasileiras Cutrale e Safra, informa o comunicado.

O conselho de administração do grupo americano aprovou a oferta mais recente de 14,50 dólares por ação, o que deixa o valor da empresa produtora de bananas em 681 milhões de dólares.

Ao valor é necessário somar dívida líquida do grupo, segundo as duas partes, o que eleva o preço da Chiquita a 1,3 bilhão de dólares.

A empresa americana, que vai virar uma filial da Cutrale-Safra, terá uma nova sede em Nova Jersey. Os grupos brasileiros não revelaram mais detalhes sobre a nova organização, como por exemplo a divisão de capital.

O Cutrale Group é um produtor de frutas (pêssegos, maçãs e limões, entro outros), mas é especialmente conhecido pelo suco de laranja, do qual domina um terço do mercado mundial, avaliado em cinco bilhões de dólares.

O fundo de investimentos Safra Group anunciou ter ativos avaliados em 200 bilhões de dólares no mundo.

Seu fundador, Joseph Safra, é um bilionário proprietário dos bancos Safra National Bank of New York, Banco Safra no Brasil e Bank of Jacob Safra na Suíça. Tem grandes investimentos no setor imobiliário e também possui muitas terras agrícolas.