IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China baixa taxa de referência do iuane ante o dólar ao mínino em 4 anos

11/12/2014 09h19

Pequim, 11 dez 2015 (AFP) - O PBOC, banco central chinês, baixou nesta sexta-feira a taxa de referência do iuane ante o dólar a seu mínimo em quatro anos, o que indica uma moderação em suas intervenções para apoiar sua moeda.

O PBOC fixou em 6,4358 iuanes por dólar a taxa de referência em torno da qual o iuane pode flutuar 2% em relação à moeda americana, representando um mínimo desde agosto de 2011.

O banco central chinês fez uma intervenção firme nos últimos meses para fortalecer o iuane mediantes compras em massa de dólares, o que reduziu as colossais reservas em divisas do país a seu nível mais baixo em três anos (3,43 trilhões de dólares).

"Não constatamos qualquer intervenção importante esta semana, um possível sinal de que o PBOC está disposto a aceitar uma desvalorização do iuane", afirma Tommy Xie, economista de Oversea-Chinese Banking, citado pela agência Bloomberg.

Tudo isso acontece depois que, no final de novembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiu integrar o iuane a sua cesta de divisas, o que o converte em uma moeda de reserva, apesar de estar longe ainda de ser livremente convertida.