IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

EUA: Amazon Business mira mercado de US$ 1 tri em compras corporativas

Spencer Soper

28/04/2015 15h39

(Bloomberg) -- A Amazon.com Inc. está indo atrás de um novo tipo de cliente: outras empresas.

A loja on-line revelou nesta terça-feira a Amazon Business, um novo mercado que oferecerá peças de trator, luvas de látex, clips de papel e milhões de outros produtos necessários em fábricas, hospitais, escolas e escritórios.

A Amazon, que acumula 278 milhões de consumidores ativos, agora está mirando uma fatia dos US$ 1 trilhão que as empresas americanas investem anualmente nas chamadas aquisições business-to-business (entre empresas), um mercado no qual a Costco Wholesale Corp., a Staples Inc. e outras companhias estão ativas há tempos. A Amazon Business deverá ampliar a concorrência com a rival eBay Inc., que se tornará independente quando se separar da PayPal, uma empresa de crescimento mais rápido, em uma operação planejada para breve.

"Queremos que as empresas possam comprar o que precisam para conseguirem retornar ao trabalho rapidamente", disse Prentis Wilson, vice-presidente de fornecimento industrial e científico da Amazon, em entrevista.

O novo mercado é, essencialmente, uma reformulação da Amazon Supply, que foi lançada em 2012 para vender mais de 500.000 produtos a clientes das áreas industrial e científica. Agora, a Amazon está ampliando o serviço para incluir mais de 2 milhões de vendedores terceirizados, expandindo o estoque além daquilo que a empresa pode vender diretamente.

Com a Amazon Business, a empresa com sede em Seattle está procurando atender clientes como a Tulsa Community College, que está usando a Amazon para encomendar tubos de ensaio, bolas de basquete, materiais de escritório e outros produtos, em vez de obrigar seus funcionários a buscarem esses produtos em lojas locais ou com vendedores de especialidades.

As necessidades cotidianas da universidade, que tem 15.000 estudantes, se traduzem em cerca de US$ 10.000 em pedidos por mês, um número que continua crescendo, pois mais funcionários estão adotando o comércio eletrônico para comprar as coisas de que precisam, segundo Terry Lastinger, diretor-assistente de compras da Tulsa Community College.

Loja para empresas

Assim como os consumidores, as empresas estão passando mais de seus gastos para o ambiente on-line. Cerca de 68 por cento das aquisições das empresas foram feitas pela web em 2014, contra 57 por cento no ano anterior, segundo um estudo da Acquity Group. Essa pesquisa apontou que a Amazon é o site terceirizado líder para aquisições por empresas, usado regularmente por 17 por cento dos entrevistados.

A Amazon Business será uma loja que apresentará centenas de milhões de produtos. Os consumidores encontrarão um estoque amplo de vários produtos, muitas vezes com descontos para aquisição no atacado. Os vendedores também poderão se comunicar diretamente com empresas compradoras de grandes volumes que se registrarem previamente como clientes comerciais, um recurso que não está disponível na loja da Amazon orientada ao consumidor comum.

Ferramentas corporativas

A Amazon Business não tem um programa de adesão similar à Amazon Prime, que é oferecida aos consumidores por uma taxa anual de US$ 99. Em vez disso, pedidos de US$ 49 ou mais receberão entrega grátis em dois dias, segundo a Amazon. Os consumidores corporativos também contarão com ferramentas on-line adicionais, como aprovações de compra, monitoramento de pedidos e gestão fiscal.

"Eu vejo as pequenas empresas realmente caminhando para isso, porque é muito fácil de usar e essas firmas podem conseguir muitas das coisas que precisam em apenas uma transação", disse Christine Dover, analista da IDC. "Não menospreze o tamanho e o número de pequenas empresas. Há muitas delas".

Título em inglês: Amazon Business Aims for $1 Trillion Corporate-Spending Market

Para entrar em contato com o repórter: Spencer Soper, em São Francisco, ssoper@bloomberg.net.