IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA: Eleitores de New Hampshire explicam atração gerada por Donald Trump

David Knowles

30/07/2015 15h39

(Bloomberg Politics) -- Donald Trump é uma marca e seus apoiadores de New Hampshire estão ansiosos por comprá-la.

Um grupo focal da Bloomberg Politics formado por 12 eleitores republicanos e independentes que apoiam a candidatura presidencial de Donald Trump lançou luz, na noite de quarta-feira, sobre a rápida ascensão do bilionário ao primeiro lugar na lista do Partido Republicano e confirmou que o estilo impetuoso do dono do bordão "você está demitido!" e sua falta de experiência na política são mais um ativo do que um passivo.

"Ele fala do jeito dele", disse Jessica, analista de dados, durante o grupo focal do primeiro estado a realizar eleições primárias, conduzido pela Purple Strategies na St. Anselm College, em Manchester. "Ele diz a verdade".

"Ele está disposto a dizer a opinião dele a você", disse Andrew, educador. "Muitos outros políticos não assumem uma opinião".

Muitos disseram que o sucesso de Trump no mundo dos negócios os atraía.

"Negócios, nós precisamos de negócios e eu gosto dessa dureza", disse Danielle, consultora de planejamento financeiro, acrescentando "ele é simplesmente duro, nós precisamos de alguém duro".

"Donald Trump é forte", disse Nick, inspetor residencial. "Ele carrega sentimentos e frustrações que eu acredito que muitos americanos estejam sentindo e passando atualmente. Ele é uma pessoa capaz de articular isso e mostrar essas frustrações. Eu acredito nele quando ele fala".

Em uma conversa de 90 minutos com o editor-gerente do programa With All Due Respect, John Heilemann, da Bloomberg Politics, os eleitores, dentre os quais cinco se identificaram como membros do Tea Party, foram unânimes em dizer que conheciam Trump antes de ele entrar na campanha presidencial. A maioria disse que conhecia alguma coisa sobre o bilionário por meio de suas atividades empresariais e antes de sua passagem pelo reality show The Apprentice (O Aprendiz, no Brasil).

Apesar de a fortuna considerável de Trump -- que o Bloomberg Billionaires Index estima em US$ 2,9 bilhões -- repercutir entre os participantes do grupo focal, muitos pareceram considerar que ele está em sintonia com os americanos comuns.

"Ele é como um de nós. Ele pode ser milionário, o que o separa de todos os demais, mas além da questão monetária, ele ainda está em sintonia com o que todos querem", disse Janet, ex-criadora de cães.

Propostas específicas

Quando pediram que citassem as posições de Trump a respeito de uma série de assuntos, muitos do grupo não foram capazes de se estender sobre qual era a postura do candidato.

"Eu honestamente não sei a posição dele sobre todos os assuntos", disse Jessica. "É por isso que ele estava no meu top três, mas não é o número um".

O que parece atraente, contudo, é a determinação de Trump.

"Eu não sei muito a respeito de muitas posições dele", disse Andy. "Mas sei que quando ela adota uma postura, e aqui eu vou usar a questão do John McCain, ele não volta atrás dois dias depois dizendo 'ah não, eu não deveria ter dito isso'. Ele mantém aquilo em que acredita e é isso o que eu procuro".

Apesar de o grupo ter elogiado a franqueza de Trump, alguns mostraram preocupação de que isso possa ser sua perdição na campanha.

As declarações de Trump sobre se McCain, o senador pelo Arizona que foi candidato presidencial republicano em 2008, deveria ser descrito como herói de guerra irritou alguns participantes do grupo.

"Eu acho que foi desrespeitoso", disse Jean, bancária. "Independentemente de McCain ser tecnicamente um herói de guerra ou não, foi desrespeitoso".

Quanto à caracterização de Trump dos imigrantes ilegais como "estupradores", contudo, muitos dos presentes na sala disseram não terem se incomodado.

Os participantes eram da região de Manchester e de idades e formações socioeconômicas e educacionais variadas. Eles concordaram em ter suas declarações publicadas sem seus sobrenomes. Os resultados de pesquisa qualitativa não podem ser estatisticamente analisados ou estendidos à população em geral. Como de costume, os entrevistados foram remunerados por sua participação.

Título em inglês: New Hampshire Voters Explain the Appeal of Donald Trump

Para entrar em contato com o autor: David Knowles, dknowles9@bloomberg.net.