IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wilmar e Raizen iniciam empresa de açúcar com vendas para 2017-18

Isis Almeida

04/10/2016 10h27

(Bloomberg) -- A Wilmar International está formando parceria com a Raizen Energia em uma joint venture que criará uma das maiores exportadoras de açúcar do Brasil.

A Raizen e a Wilmar Sugar Pte. embarcarão cerca de 4,5 milhões de toneladas de açúcar bruto por ano no Brasil, segundo comunicado das empresas, que possuem participações iguais no empreendimento. O país é o maior exportador de açúcar do mundo. A nova empresa, conhecida como RAW, começará a comercializar açúcar da safra 2017-2018 do Brasil, que começa em abril, segundo uma porta-voz da Raizen, a maior fabricante de açúcar e etanol do país.

A RAW será uma das maiores exportadoras de açúcar do Brasil e competirá com a Alvean, uma combinação da Cargill com a Copersucar que negociou 5 milhões de toneladas do país na safra passada. A nova empresa terá sede em Cingapura e Jean-Luc Bohbot, chefe da divisão de açúcar da Wilmar, será o CEO. Uma subsidiária em São Paulo será responsável pela originação de açúcar.

“Nossa principal motivação é dar mais retorno a nossos ativos de produção com o reforço da nossa presença no mercado internacional”, disse Leonardo Gadotti, vice-presidente-executivo de logística, distribuição e trading da Raizen e agora presidente do conselho da RAW. “E isso será feito por meio dessa parceria estratégica no segmento de trading com uma empresa de grande conhecimento do setor.”

Açúcar bruto

A joint venture exportará a produção da Raizen, de cerca de 3 milhões de toneladas de açúcar bruto, além do açúcar originado pelas operações da Wilmar no Brasil, segundo o comunicado. A RAW terá 10 a 15 funcionários que ainda não foram nomeados e englobará membros de ambas as empresas, segundo a porta-voz da Raizen. Já foram obtidas todas as aprovações regulatórias.

A Wilmar expandiu sua presença no setor açucareiro desde que entrou no mercado em 2010 por meio da aquisição da Sucrogen na Austrália e da refinaria PT Jawamanis Rafinasi na Indonésia. A empresa também tem acesso a refinarias, incluindo uma participação na Cosumar, do Marrocos, e na Shree Renuka Sugars, da Índia, segundo o website da empresa.

A RAW se beneficiará da extensa rede de clientes da Wilmar em todo o mundo, ajudando a Raizen a consolidar sua posição no Brasil. A Raizen, que é uma joint venture da Royal Dutch Shell e da Cosan SA Indústria & Comércio, possui 24 unidades de produção e também fabrica cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano.