IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do Santander Brasil elogia novas normas de regulação bancária

01/03/2013 21h21

São Paulo, 1 mar (EFE).- O presidente do banco Santander Brasil, Marcial Portela, elogiou nesta sexta-feira a futura normativa de regulação bancária Basileia III, ao considerar que contribuirá para a agenda de crescimento do país.

"O Banco Central do Brasil foi um dos primeiros líderes na adoção das regras de capital discutidas nos encontros da Basileia (cidade suíça), o que é muito positivo para o país", afirmou Portela em comunicado.

Segundo Portela, essa implantação é um sinal para os agentes econômicos da "determinação" do Banco Central no que se refere à solidez e segurança do sistema financeiro, e "dessa forma contribui diretamente para a agenda de crescimento econômico e de expansão do crédito no Brasil".

As normas de Basileia III contemplam aumentar os requerimentos de capital das entidades bancárias e fortalecer a supervisão, com o objetivo de evitar uma nova crise financeira como a que começou em 2008 nos Estados Unidos e se estendeu pela Europa e pelo resto do mundo.

Após reiterar sua confiança no futuro do Brasil e na estratégia de crescimento do Santander, terceiro banco privado do país, Portela ressaltou que o banco "tem uma situação privilegiada em termos de capitalização e seguirá apoiando o processo de desenvolvimento em curso".

A entrada em vigor de Basileia III estava prevista para este ano, mas devido a demoras na implantação das normas, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, foi postergada para 1º de janeiro de 2014.