IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Greve de maquinistas paralisa transporte ferroviário na Alemanha

01/09/2014 17h21

Frankfurt (Alemanha), 1 set (EFE).- A greve de maquinistas da companhia alemã de trens Deutsche Bahn paralisou nesta segunda-feira o transporte ferroviário de pessoas e mercadorias no país, informou um porta-voz da empresa.

Os maquinistas da Deutsche Bahn entraram em greve em todo país entre as 16h e 19h locais, afetando principalmente os cidadãos que retornavam do trabalho para suas casas e também aqueles que costumam percorrer longas distâncias.

De acordo com o sindicato de maquinistas, a greve, que também foi aderida pelos fiscais, afetou o transporte de longa distância e regional, assim como as linhas de cercanias de Berlim, Hamburgo e Leipzig.

Por conta da greve, atrasos de duas horas foram registrados nas estações de trem de grandes cidades do país, como Berlim, Hamburgo, Frankfurt, Stuttgart, Munique e Colônia.

O sindicato dos maquinistas alemães, que procura pressionar a negociação do convênio coletivo, principalmente em relação ao transporte de mercadorias, pede uma redução do tempo de trabalho para toda categoria.

Na última sexta-feira, os pilotos da companhia Germanwings, filial de preços populares da Lufthansa, realizaram uma greve que resultou no cancelamento de 116 voos, afetando 15 mil passageiros. Como a companhia aérea opera principalmente nos terminais de Colônia/Bonn, Düsseldorf, Stuttgart, Hamburgo e Berlim, a paralisação teve uma maior influência sobre os voos nacionais.