IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Varoufakis diz que objetivo é conhecer vontade popular e apresentar solução

30/06/2015 09h02

Atenas, 30 jun (EFE).- O ministro grego de Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou nesta terça-feira que o objetivo do governo é permitir que os cidadãos se pronunciem sobre a proposta de acordo das instituições no referendo de domingo para poder apresentar depois "uma solução sustentável para a economia grega".

"Nós somos os que dizemos 'sim' ao euro. Mas para dizer 'sim' ao euro, necessitamos de uma solução viável. O problema é que a proposta dos credores não era viável", disse Varoufakis aos meios de comunicação durante sua entrada no Ministério das Finanças.

O ministro afirmou que é importante assegurar um ambiente tranquilo e em harmonia no próximo domingo para que seja respeitado o direito dos cidadãos de participarem da consulta na qual deverão responder se respaldam ou não as medidas propostas pelos credores em troca do resgate.

O governo pediu que os cidadãos respaldem o "não" porque considera que tais medidas não oferecem uma solução viável para a economia, algo que ainda pode mudar se houver um compromisso.

Em diversas declarações feitas nos últimos dias, Varoufakis insistiu que o referendo será realizado de qualquer maneira, mas que o governo estava disposto a modificar sua recomendação se chegasse a um acordo.

Por outro lado, em entrevista ao jornal britânico "The Daily Telegraph " divulgada hoje, Varoufakis disse que a Grécia estuda medidas legais contra as instituições comunitárias para bloquear a possível expulsão do euro do país e para evitar asfixiar o sistema bancário.

"Estamos recebendo assessoria e certamente vamos considerar uma medida no Tribunal de Justiça da União Europeia (UE). Os tratados da UE não fazem provisão para a saída do euro e nós nos negamos a aceitá-la. Nossa participação (na UE) não é negociável", ressaltou o ministro.

Enquanto isso, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, iniciou uma série de consultas de última hora com várias capitais europeias e a Comissão Europeia (CE) na busca de uma solução ao bloqueio das negociações, segundo a imprensa local.

A chefia de governo grega mantém uma "linha aberta" com a CE e fontes governamentais citadas pelos meios de comunicação falam de um dia "muito interessante".