IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Obama e Hollande conversam por telefone sobre situação na Grécia

06/07/2015 21h49

Washington, 6 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou por telefone nesta segunda-feira com seu colega francês, François Hollande, com quem tratou a situação na Grécia e concordou na necessidade de "encontrar um caminho que permita o retorno às reformas e ao crescimento" do país heleno.

Em comunicado, a Casa Branca informou sobre a ligação, na qual tanto Obama como Hollande assinalaram que devolver a Grécia ao crescimento e à dívida sustentável dentro da zona do euro "requereria compromissos difíceis de todas as partes".

Os dois líderes comentaram que suas equipes estão em "estreito contato" e monitorando os eventos econômicos na Grécia e nos mercados financeiros.

Os Estados Unidos reiteraram hoje que "as necessidades" da economia grega seguem sendo "as mesmas" após o referendo de domingo, motivo pelo qual pediu "um compromisso" entre Atenas e os credores internacionais para alcançar um pacote de reformas e financiamento.

"O referendo passou, e nossa visão não mudou. A Grécia deve continuar na zona do euro (...), mas necessita um pacote de reformas e financiamento, as necessidades seguem sendo as mesmas", afirmou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, em sua entrevista coletiva diária.

Durante as últimas semanas, Washington ressaltou perante os líderes europeus que o pacote de reformas estruturais deve estar acompanhado por um alívio da dívida grega, algo sobre o que países como Alemanha e Holanda se mostraram receosos.