IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tsipras informa a Merkel que apresentará nova proposta na terça-feira

06/07/2015 10h43

Atenas, 6 jul (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, informou nesta segunda-feira à chanceler alemã, Angela Merkel, que apresentará na cúpula extraordinária de terça-feira novas propostas de seu governo após a vitória do "não" no referendo.

Fontes do governo citadas pela imprensa local publicaram que Tsipras telefonou para Merkel para informá-la de que haverá proposta, embora não tenha dado mais detalhes.

Tsipras falou por telefone com Merkel durante um recesso da reunião que está mantendo há mais de cinco horas com os líderes dos partidos políticos gregos, com exceção dos neonazistas de Amanhecer Dourado.

Previamente, segundo estas fontes, o primeiro-ministro e o presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, mantiveram uma conversa telefônica com o chefe de estado francês, François Hollande, visando a reunião que o líder francês manterá nesta noite com Merkel.

Além disso, Tsipras teria falado também com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A reunião, que é presidida por Pavlopoulos, foi realizada no palácio presidencial e foi várias vezes interrompida para estas conversas.

Por enquanto se desconhece o conteúdo desta reunião e, segundo aponta a televisão pública, está sendo abordada a estratégia a seguir nas próximas horas e dias.

O encontro, programado desde domingo à noite, coincide com a renúncia do ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, que anunciou nesta segunda-feira que deixa o cargo para facilitar um acordo com os credores.

Após a arrasadora vitória do "não" no referendo realizado no domingo, no qual mais de 61% dos gregos rejeitaram a proposta de das instituições, Varoufakis decidiu "ajudar" Tsipras a "explorar na medida que considere acertado, o capital que o povo grego nos garantiu ontem no referendo".

Após anunciar sua renúncia, Varoufakis disse que a única notícia que importa hoje é o grande "não" que o povo enviou ontem à noite à Europa e a forma como fortalecerá a Tsipras na negociação.

Gregos decidem em referendo não aceitar proposta de credores