IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Obras principais do canal da Nicarágua começarão no final de 2015

23/07/2015 22h23

Manágua, 23 jul (EFE).- As obras principais do canal interoceânico da Nicarágua, que está sendo construído pela empresa chinesa HKND Group, começarão "no final deste ano", informou nesta quinta-feira o porta-voz da estatal Comissão do Grande Canal da Nicarágua, Telémaco Talavera.

Ao referir-se a "obras principais", o funcionário fez alusão a um porto na praia de Brito, no Pacífico sul da Nicarágua, segundo detalhou a portal governamental "El 19 Digital".

Ditas obras começarão depois que o governo terminar a análise do Estudo de Impacto Ambiental e Social (EIAS) do projeto, de acordo com Talavera.

O governo da Nicarágua, junto com a concessionária chinesa do projeto, inaugurou em dezembro do ano passado as obras do canal, que consistiram no melhoramento de um caminho de terra.

O projeto consiste em uma via úmida de 278 quilômetros de extensão, pelo menos 230 metros de largura e 30 metros de profundidade, assim como dois portos, um aeroporto, um lago artificial, dois compartimentos de embarque, uma área de livre-comércio e um complexo turístico, além de fábricas de cimento e aço.

A HKND espera terminar as obras no final de 2019, com um custo total de US$ 50 bilhões.