IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa de Atenas abre em baixa de mais de 22%

03/08/2015 09h15

(Corrige título)

Atenas, 3 ago (EFE).- A Bolsa de Atenas reabriu nesta segunda-feira, após cinco semanas de fechamento, com uma queda de 22,87%, e após os primeiros compassos da negociação o índice geral estava em 627,04 pontos, com um volume de transações de 7,96 milhões de euros.

Na liderança das quedas se situavam os títulos bancários, que nos primeiros 45 minutos de negociação cederam quase 30%.

A Comissão de Valores de Mercado tinha dado horas antes sinal verde definitivo à reabertura, após 26 dias úteis fechada, embora tenha proibido as vendas a descoberto.

A Comissão manteve, além disso, em 30% a margem de oscilação permitida sem que haja intervenção.

Os analistas esperavam uma forte queda por conta das operações dos investidores nacionais, privados e institucionais, que estão submissas a fortes restrições já que os controles de capital seguem vigentes.

Os investidores estrangeiros têm uma margem ilimitada de negociação, enquanto os nacionais só podem comprar com os valores remanescentes que tenham em suas contas de corretagem, ou através de uma conta bancária especial nova, aberta para tal efeito.

Os nacionais não poderão dispor, por outro lado, dos fundos que tenham em suas contas bancárias regulares, já que estes estão sujeitos aos controles de capital, que proíbem transações ao estrangeiro que não sejam comerciais.

A reabertura da Bolsa após um mês inteiro é um passo para a normalização, disse o presidente da Comissão do Bolsa de Valores, Kostas Botópulos, em entrevista à televisão pública.

Botópulos se mostrou confiante que em "algumas semanas" serão levantadas todas as restrições e será alcançada a "liberalização completa" do negócio.

A última sessão da Bolsa tinha ocorrido em 26 de junho, dia no qual o índice terminou com 797,52 pontos.

A semana da bolsa tinha terminado com lucro de 16% para o índice principal.