IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

México comemora lançamento bem-sucedido do satélite Morelos 3

02/10/2015 15h29

Cidade do México, 2 out (EFE).- O governo mexicano afirmou nesta sexta-feira estar satisfeito com o "lançamento bem-sucedido" do satélite Morelos 3 de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, que irá ajudar na comunicação em casos de emergência ou desastres naturais.

O secretário de Comunicações e Transportes, Gerardo Ruiz Esparza, informou que o satélite foi lançado às 5h28 (horário local, 7h28 em Brasília) e quase três horas depois se separou do foguete Atlas V, que o levou a mais de 5 mil metros de altura.

"É um dia muito importante para o México, já que estamos nos aproximando da consolidação do sistema de satélite mexicano (Mexsat) de última geração com a mais avançada da tecnologia. Uma vez que o Morelos 3 alcance sua órbita geoestacionária a 36 mil quilômetros de altura, irá nos permitir ajudar muita gente que venha a precisar de assistência das forças de segurança em desastres e emergências", afirmou.

O satélite irá operar na faixa de frequência Banda L, que tem ótimas condições técnicas para comunicações móveis entre pessoas e transportes terrestres, marítimos e aéreos através de dispositivos ou terminais de uso de satélite, inclusive em condições adversas de clima, e terá uma vida útil de 15 anos. Após dez meses em órbita e uma vez que as antenas tenham desdobrado e os testes de funcionamento tenham sido feitos de acordo com as especificações contratadas, ele iniciará as operações.

O Morelos 3, fabricado pela empresa Boeing Satellite Systems International, permitirá a comunicação entre elementos e veículos das agências de segurança nacional, emitirá alertas antecipados em caso de emergência e fornecerá apoio durante desastres naturais.

Ele cobrirá todo o território nacional, o mar patrimonial e a zona econômica exclusiva do México, e será operado por engenheiros do governo, alguns inclusive que já operam o 'Bicentenario', o primeiro da frota Mexsat, lançado em dezembro de 2012.