IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Motorista que morreu em carro com piloto automático poderia estar vendo filme

02/07/2016 04h24

Washington, 1 jul (EFE).- O motorista morto a bordo de um Tesla, que viajava em piloto automático, tinha um reprodutor de DVD no veículo e poderia estar vendo um filme, segundo fontes consultadas pelo jornal "Detroit News".

Segundo a reportagem, um agente de tráfico do estado da Flórida, achou um reprodutor de filmes no veículo no local do acidente, que aconteceu no dia 7 de maio, cujo piloto automático não detectou que um caminhão trafegava na mesma via.

O motorista do modelo S, equipado com piloto automático foi identificado como Joshua Brown, fundador de uma empresa tecnológica publicava regularmente vídeos no YouTube explicando sua experiência com a condução automática do Tesla.

Segundo o "Detroit News", o motorista do caminhão envolvido no acidente afirmou ter ouvido algo como um filme de "Harry Potter" ainda estava sendo reproduzido dentro do veículo após o impacto.

A companhia destacou na quinta-feira que este se trata do acidente mortal após mais de 209 milhões de quilômetros percorridos desde que se ativou o piloto automático nos modelos de Tesla, que acrescenta uma camada de segurança a mais na condução.

A Agência de Segurança em Estrada dos Estados Unidos (NHTSA, sigla em inglês) abriu uma investigação para determinar se o piloto automático funcionou como estava previsto.

Segundo o fabricante, a cor branca e o céu brilhante podem ter confundido os sensores do veículo não detectando nenhum contraste.

A empresa salientou que o piloto automático não vem ativado em seus veículos e precisa do consentimento "explícito" por parte do motorista antes de ativar um sistema ainda em fase de testes.

Quando o piloto automático está ativado "o veículo lembra ao motorista que deve de manter sempre as mãos no volante e estar preparado para assumir o controle em qualquer momento", insistiu. EFE

tb/phg