IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Vendas na Páscoa têm o pior resultado nos últimos 5 anos

22/04/2014 15h39

SÃO PAULO - Parece que os altos preços do ovos de Páscoa impactaram a decisão de compra do consumidor para o feriado. Segundo um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o volume de vendas na semana da Páscoa deste ano cresceu 2,55% em relação ao mesmo período de 2013. Apesar da alta, este foi o resulto mais fraco dos últimos cinco anos e ficou abaixo das expectativas já pouco animadoras do comércio.

Em 2013, por exemplo, o crescimento das vendas na Páscoa ante 2012 foi de 5,31%. Em 2012, contra o ano anterior, a alta foi de 4,84%, e em 2011 e 2010, os comerciantes registram aumentos de 7,26% e 4,50%, respectivamente, na semana do feriado.

“Projetávamos o pior crescimento dos últimos cinco anos, por volta de 3,5%. Mas essa variação de 2,55% veio aquém do esperado e frustrou ainda mais os lojistas”, disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

De acordo com o presidente, a Páscoa representa a primeira grande festa do ano para o comércio e pode funcionar como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo de 2014. "Pelo que não só este resultado representa, mas pelo que todos os indicadores de confiança do empresário e do consumidor também apontam, 2014 será um ano de fraquíssimo crescimento para o varejo", avaliou.

Inflação é a maior vilã
Os economistas do SPC Brasil afirmam que o resultado foi impactado pelo menor crescimento da massa salarial, à alta dos juros e, principalmente, à infação elevada."Mesmo indicando estar sob controle, a inflação ainda é alta e diminui o poder de compra do consumidor, o que impacta nas vendas", explica a economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues.

Os preços dos ovos de chocolate superaram a inflação dos últimos 12 meses. Segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas), os insumos básicos, como cacau, leite e açúcar, contribuíram para elevar os preços dos ovos de Páscoa, que ficaram 6,78% mais caros em comparação ao mesmo período do ano passado. Já a inflação acumulada entre abril de 2013 e março deste ano alcançou 6,09%.