IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Precisa de inspiração? Veja 7 filmes que passam lições valiosas para os negócios

Em São Paulo

29/07/2014 09h24

Alguns filmes podem ir além do entretenimento e passar um aprendizado valioso sobre o mundo dos negócios. Segundo o CEO da JCS Network, Deni Belotti, diferentemente de livros acadêmicos a respeito de determinado tema, um bom filme cria conexões emocionais e pode ensinar com maior retenção uma vez que apresenta situações realísticas a respeito do assunto. 

O executivo separou alguns filmes essenciais para quem pensa em empreender. "Cada longa-metragem carrega uma mensagem poderosa para a vida pessoa e para a cultura das organizações". Confira abaixo:

Duelo de Titãs (2000)
Herman Boone (Denzel Washington) é um técnico de futebol americano negro, contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para a equipe e também para a pequena cidade em que vive. “O filme demonstra que trabalho em equipe, coaching, trabalhar com o que tem à disposição, divisão de tarefas e delegação de funções, entre outras características, são os diferenciais que nos levam ao sucesso.”

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
O professor de literatura inglesa John Keating (Robin Williams) incentiva seus alunos a assumir o próprio destino e questionar a autoridade dos mais velhos ao seu redor. Keating inspira uma devoção extraordinária entre os alunos e é o tipo de líder que transforma a vida de jovens. Um filme essencial para incentivar a buscar o novo e não aceitar o que lhe é imposto como verdade universal.

O Homem que mudou o Jogo (2012)
Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para oclube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80. “Encontrar o profissional certo, montar equipes e fazê-las perseguir excelentes resultados são lições do filme que podem ser levadaspara o mundo real.”

Doze Homens e uma Sentença (1957 - regravado em 1997)
Quando todos apenas querem resolver tudo sem profundidade, apenas para terminar com a funçãode jurado o mais rápido possível, o jurado Nº 8 (Peter Fonda) coloca com calma - mas de maneira decidida - sua dúvida sobre a mesa. Seus questionamentos transformam a reunião burocrática em um encontro cheio de dinamismo e paixão. A principal lição está no poder de conquistar um grupo hostil e heterogêneo. Vale a pena ver as duas versões do filme, tanto a original de 1957 quanto o remake de 1997.

Conduzindo Miss Daisy (1989)
O filme mostra o surgimento de uma singela amizade entre uma senhora branca rica de 72 anos (Jessica Tandy) e seu motorista negro (Morgan Freeman). A ação do líder tem um impacto em toda a organização. O motorista do filme tenta confrontar a senhora para motivar algum tipo de ação, de mudança. Primeiro, oferece ajuda, mesmo não sendo solicitado. Depois, ao não obter êxito com a primeira ação, cobra racionalidade, perguntando por que foi contratado. Importante para compreender quando a hierarquia deve ou não ser questionada, além do relacionamento interpessoal com seu chefe.

Um Domingo Qualquer (1999)
Não importa quem você é nem o que você faz para sobreviver. Tem sempre alguém mais jovem, mais rápido e mais forte bem atrás de você. Um time lutando contra uma série de derrotas consecutivas, o astro do time chegando ao fim de sua carreira, um treinador enfrentando a falência de seu casamento e do relacionamento com os filhos, tudo isto dentro de um ambiente de péssimas relações com a Presidente e dona do time. E um dos mais inspiradores discursos motivacionais já apresentados no cinema.

Desafiando Gigantes (2006)
Uma história de liderança baseada no poder da fé. Um treinador apaixonado por futebol americano e por crianças descobre que é impotente e vê sua vida desmoronar. Sua carreira é colocada em risco pelos péssimos resultados obtidos até que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé. As conquistas que se sucedem o fazem perceber o quanto uma crença legítima é capaz de alterar os rumos de muitas vidas.