IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

7 armadilhas criadas por seu cérebro que podem destruir seus investimentos

05/01/2016 15h30

SÃO PAULO – Não adianta você pensar que é uma pessoa totalmente racional porque seu cérebro não irá ajudar nessa tarefa. Ele cria armadilhas que afetam o comportamento em muitos campos, entre eles, o dos investimentos. O colunista do site "Business Insider" Sam Ro listou sete comportamentos que podem atrapalhar na hora de tomar decisões de investimento.

Confiança demais

Ter muita confiança é um dos conceitos mais óbvios da psicologia financeira. Isso acontece quando você coloca muita confiança em sua habilidade em predizer suas decisões de investimentos. Também pode acontecer quando os investidores não diversificam o suficiente também.

Ficar preso

Ficar preso em uma ideia de investimento é um problema parecido com o excesso de confiança. Por exemplo, você tem uma decisão de investimento tomada com base nas informações da época. Depois de um tempo, o cenário muda e você, ao invés de repensar, segue preso à sua antiga análise.

Representatividade

Uma companhia pode anunciar excelentes resultados. Assim, você assume que os próximos números também serão muito bons. Esse erro cai no comportamento financeiro chamado de representatividade: você acha que uma coisa significa outra.

Aversão a perdas

A relutância em aceitar uma perda pode ser um erro fatal. Por exemplo, um de seus investimentos pode recuar 20% por uma boa razão. A melhor decisão, nesse caso, seria embolsar a perda e seguir em frente, mas você não consegue parar de pensar que a ação pode voltar a subir. Isso pode levar a um comportamento próximo do apostador que gasta mais e mais na esperança de conseguir recuperar seu dinheiro.

Arrependimento

Como você negocia no futuro é geralmente afetado pelo resultado de seus últimos investimentos. Por exemplo, você pode ter vendido uma ação com um ganho de 20% e ela ter subido mais ainda depois. Aí você pensa consigo mesmo “se ao menos eu tivesse esperado”. O principal erro pode ser deixar de investir ou ser conservador demais com medo de se arrepender depois.

Dependência de quadro

A habilidade de tolerar risco deve ser determinada pelas circunstâncias financeiras pessoais, horizonte de investimento e o portfólio. O conceito de dependência de quadro se relaciona com a tendência de mudar a tolerância de risco baseado na direção do mercado. Isso, eventualmente, faz os investidores venderem barato e comprarem caro.

Mecanismos de defesa

Algumas vezes você perderá dinheiro. É claro que não é sua culpa, certo? Mecanismos de defesa em forma de desculpas são relacionados com o excesso de confiança. Veja algumas desculpas muito comuns:

“Se apenas”: Se apenas aquela coisinha não tivesse acontecido, eu estaria certo. Infelizmente você não pode provar isso.

“Quase certo”: algumas vezes, chegar perto não é o suficiente.

“Nunca havia acontecido”: infelizmente, os mercados podem permanecer irracionais por mais tempo do que nós podemos permanecer solventes.