IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como ganhar dinheiro na Bolsa? Especialistas respondem

13/04/2016 11h26Atualizada em 14/04/2016 19h19

SÃO PAULO – O mercado acionário atrai muitos investidores que têm apetite por risco e querem uma rentabilidade maior tanto no curto quanto no longo prazo – e estão dispostos e enfrentar a instabilidade e possíveis perdas que esse tipo de aplicação pode causar.

Um leitor fez uma pergunta simples e direta: "Como ganhar dinheiro com ações?"

O assessor de investimentos Mauricio Manfron Santos, da Alta Vista Investimentos, disse que essa é uma pergunta fácil de ser respondida, mas difícil de ser executada. "Compre barato, espere valorizar e venda caro. Porém, na prática a execução desses três simples passos é o grande desafio para quem quer ganhar dinheiro com ações", diz.

Ele lembra que existem duas técnicas para se encontrar o momento de compra de uma ação, que são a análise fundamentalista e a análise técnica ou grafista.

"A primeira foca nos fundamentos, ou seja, analisa o balanço da empresa e seus indicadores para saber se ela está saudável em suas operações e frente a seus concorrentes.

Por outro lado, a análise gráfica analisa somente o gráfico de preços das ações e, utilizando-se de alguns métodos, tenta encontrar o momento ideal de compra e venda. No entanto, nenhuma técnica (fundamentalista ou gráfica) apresenta 100% de confiabilidade", destaca.

Importância de estudar

O assessor de investimentos Ronaldo Bella, da Allux Investimentos, destaca a importância de estudar o mercado financeiro antes de comprar ações na Bolsa. "Se eu puder responder em apenas uma palavra, resumiria tudo nesta: 'estude'", aconselha.

Bella lembra que o mercado de renda variável é muito dinâmico e que não existe uma regra específica sobre como ganhar dinheiro na Bolsa. "Cada 'trader' [investidor] adota suas estratégias e segue o caminho que melhor concilia, sob sua visão, estratégia e controle de riscos", ressalta.

Para começar, ele recomenda que o investidor aprenda o básico sobre o funcionamento da Bolsa. Se já tiver passado por esta etapa, ele sugere a busca de informações a respeito das análises gráfica e fundamentalista.

"Se for possível, estude o funcionamento das opções. Digo isso pois existem operações estruturadas que você realiza com opções que podem proteger suas operações, minimizando ou até anulando (dependendo da estrutura da operação) sua chance de perder dinheiro. Esses passos lhe darão uma base para começar a operar ações com um pouco mais de conhecimento e estratégia", afirma.

Alexandre Sandoval, que também é assessor na Allux Investimentos, lembra que, além de ganhar com a valorização dos papéis, o investidor também pode optar por ações que pagam uma boa renda de dividendos --e que, normalmente, são mais defensivas (menos instáveis) que as outras.

"Algumas empresas pagam mais dividendos do que o mínimo exigido por lei aos acionistas. São as chamadas 'vacas leiteiras'", destaca.