IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Big Data é um jogo. Senior ensina você a jogar

Senior

18/12/2014 16h00

BLUMENAU, Brasil, 18 de dezembro de 2014 /PRNewswire/ -- Em um jogo de futebol, o time se prepara muito antes de cada partida. É preciso se adaptar aos adversários: estudar o posicionamento dos jogadores, passes certos e errados, chutes a gol, histórico de vitórias, entre outros dados. Porém, somente coletar as informações, armazená-las e interpretá-las não é garantia de sucesso. É preciso mais, e o mesmo vale para as empresas.

Com o avanço tecnológico, mais dados são gerados diariamente e, com a criação e conexão de novos dispositivos em redes, este crescimento é exponencial. Acredita-se que 90% de toda a informação armazenada no mundo foi gerada nos últimos 2 anos. A esse conjunto de dados dá-se o nome de Big Data e é preciso ferramentas e tecnologia apropriadas para que o acesso e manipulação deles ocorra em tempo hábil para a tomada de decisão.

Estudar a concorrência e o mercado já é parte de nossas rotinas e da tática de jogo: nossas empresas já possuem uma série de dados que são gerados através dos sistemas de ERP, Gestão de Pessoas, CRM – que controlam a operação – e que são armazenados em bancos de dados estruturados. Estes dados possuem um grande valor que são pouco ou nada explorados. Grande parte das empresas ainda toma decisões baseadas na extração dos dados operacionais. Dados que são  transferidos para relatórios e planilhas e que levam horas, dias para serem gerados, tornando a informação pouco confiável e, muitas vezes, chegando tarde para a tomada de decisão, não gerando nenhum painel de informações com os principais indicadores da empresa.

Para usarmos esses dados a nosso favor, o primeiro passo é utilizar ferramentas de análise como o Business Inteligence (BI) ou o Business Analytics (BA) – que trazem benefícios imediatos para a gestão das empresas.

Com a capacidade de gerar insigths visuais, estas ferramentas melhoram a eficiência da empresa ao entregar a informação no momento em que é necessária e – com o apoio dos dispositivos móveis hoje disponíveis no mercado e na nuvem – em qualquer lugar.

É preciso jogar: investir, estudar o adversário e colocar em prática o que comentei. É preciso ter ao alcance dos olhos um horizonte amplo com todas as opções possíveis para que os obstáculos sejam facilmente transpostos. Vamos dar o primeiro passo? O segundo, certamente, será um chute certeiro ao gol. A decisão é sua.

Mais informações à imprensa

Kelly Casarin – 11 3092-3906

FONTE Senior