IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kia causa polêmica ao usar escrava de novela em comercial

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/02/2013 08h49

Uma peça promocional exibida no capítulo desta terça-feira (5) na novela 'Salve Jorge', da TV Globo, causou polêmica entre os telespectadores. A cena mostra a gravação de um comercial da montadora Kia, patrocinadora da novela. Quem estrela o 'comercial' representado na trama é a personagem Rosângela, interpretada pela atriz Paloma Bernardi, que vive o papel de uma vítima do tráfico internacional de mulheres forçada a se prostituir na Turquia.

A cena, que durou mais de dois minutos, mostra a modelo em trajes sensuais sendo acompanhada de perto por uma cafetina, interpretada pela atriz Vera Fischer.  Um susposto pretendente da personagem tenta conseguir telefone e endereço da moça, mas é 'driblado' pela cafetina.

As personagens deste núcleo da novela foram enganadas por uma quadrilha especializada em tráfico de pessoas. Elas trabalham em um prostíbulo de luxo e são obrigadas a saírem com homens por dinheiro. Elas tiveram os documentos roubados, são chantageadas, humilhadas e agredidas pela quadrilha.

A novela 'Salve Jorge' faz uma denúncia explícita do tráfico de pessoas. Alguns casos reais já foram mostrados na novela, que se baseia, em parte, em histórias de vítimas para criar os personagens.

Entre as críticas publicadas na rede social Twitter, as principais reclamações eram a relação entre prostituição, tráfico de pessoas e uma marca.

Em nota, a Kia Motors do Brasil comunica "que a empresa não tem qualquer ingerência na decisão do roteiro da novela, uma obra de ficção, na qual os nossos veículos são utilizados tanto por personagens caracterizados como os vilões como por aqueles do “bem”, como em recente ação de merchadising com a delegada Heloisa, interpretada pela atriz Giovanna Antonelli".