Mantega diz que inflação está sob controle e deve fechar 2013 em torno de 5,5%
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que a inflação no Brasil está sob controle e que ela deve fechar este ano em torno de 5,5%. Mantega participa de teleconferência com investidores sobre as concessões de infraestrutura do país.
As declarações do ministro fazem coro ao que disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta terça-feira, de que "não há risco de descontrole da inflação" no Brasil.
Nas últimas atas de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), a diretoria do BC afirmou que a estratégia mais adequada para garantir que a inflação fique dentro da meta é a "estabilidade das condições monetárias por um período suficientemente prolongado".
Inflação em janeiro foi a maior desde 2005
A inflação oficial em janeiro foi a maior já registrada desde abril de 2005, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso torna mais difícil a tarefa do governo de tentar estimular a economia, sem deixar os preços subirem.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,86% em janeiro, ante alta de 0,79% em dezembro, segundo o IBGE. É também a maior alta para os meses de janeiro desde 2003.
A inflação em janeiro só não foi maior graças a um acordo feito pelo governo federal com as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, que adiaram o aumento programado para as tarifas de ônibus.
Em 12 meses, a inflação atingiu 6,15%, o maior nível em um ano e próximo do teto da meta do governo, que é de 6,5%.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.