Bancos tentam melhorar atendimento com autorregulação
Os bancos têm investido na autorregulação para melhorar o atendimento prestado a seus clientes, diz a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O setor tem um código de autorregulação criado em 2007, que determina normas de atendimento ao consumidor e transparência na prestação de serviços. A adesão é voluntária, e não obrigatória.
Questionada sobre as críticas feitas ao sistema bancário pelo economista Humberto Veiga em entrevista ao UOL, a Febraban enviou uma nota. No texto, diz que, ainda neste ano, pretende passar a distribuir "selos de conformidade" aos associados que aderiram ao sistema de autorregulação e demonstrarem cumprimento das normas.
Segundo a Febraban, os bancos que não obedecem a essas regras são alvo de processo disciplinar e podem receber três tipos de punição: advertência por escrito, multas e suspensão do sistema de autorregulação.
A federação diz que os clientes que têm problemas com os bancos devem, primeiro, manifestar a insatisfação ao gerente da agência. Os canais seguintes são o SAC e a ouvidoria. A própria Febraban recebe queixas de consumidores pela internet.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.