IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bancos tentam melhorar atendimento com autorregulação

Do UOL, em São Paulo

11/03/2013 06h00

Os bancos têm investido na autorregulação para melhorar o atendimento prestado a seus clientes, diz a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O setor tem um código de autorregulação criado em 2007, que determina normas de atendimento ao consumidor e transparência na prestação de serviços. A adesão é voluntária, e não obrigatória.

Questionada sobre as críticas feitas ao sistema bancário pelo economista Humberto Veiga em entrevista ao UOL, a Febraban enviou uma nota. No texto, diz que, ainda neste ano, pretende passar a distribuir "selos de conformidade" aos associados que aderiram ao sistema de autorregulação e demonstrarem cumprimento das normas.

Segundo a Febraban, os bancos que não obedecem a essas regras são alvo de processo disciplinar e podem receber três tipos de punição: advertência por escrito, multas e suspensão do sistema de autorregulação.

A federação diz que os clientes que têm problemas com os bancos devem, primeiro,  manifestar a insatisfação ao gerente da agência. Os canais seguintes são o SAC e a ouvidoria. A própria Febraban recebe queixas de consumidores pela internet