IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Jacutinga (MG) prepara maior cachecol do mundo contra importados da China

Do UOL, em São Paulo

05/04/2013 15h47

Os moradores de Jacutinga, no sul de Minas Gerais, poderão presenciar a quebra de um recorde neste sábado (6): o maior cachecol do mundo, com 60 quilômetros de comprimento. O recorde atual é de 54,5 km.

A iniciativa é da Associação Comercial Industrial Agropecuária de Jacutinga (Acija), em protesto contra o aumento das importações da China.

A cidade integra um “circuito das malhas”, que engloba também Monte Sião, Inconfidentes, Ouro Fino e Borda da Mata. A associação afirma que Jacutinga é responsável por 30% da produção nacional de malha retilínea (tricô industrial).

De acordo com o jornal “Valor Econômico”, entre 2007 e 2012, o volume de importações cresceu mais de 500% em Jacutinga, para R$ 9,87 milhões, e 21% dessas importações vêm da China.

Só no ano passado, a competição com os produtos chineses, entre outros fatores, provocou uma queda de 15% nas vendas das 30 milhões de peças produzidas, em média, anualmente.

O mercado de trabalho da região também foi afetado: depois do inverno passado, cerca de 1.800 pessoas foram demitidas. Isso equivale a 13% dos 14 mil funcionários empregados pela indústria local.

Cachecol ficará exposto no final de semana

A produção do maior cachecol do mundo começou em 16 de fevereiro de 2011. Desde então, oito funcionários da Acija se revezaram para produzir a peça, trocando os fios e fazendo a manutenção do tear.

Um diário de bordo está sendo realizado desde o início da confecção, como uma das exigências para que o recorde seja registrado pelo Guinness Book.

O cachecol está sendo estendido desde a última segunda-feira no campo de futebol do estádio Luiz Morais Cardoso. A partir das 10 deste sábado (6), técnicos e autoridades vão medir a peça e preencher a documentação necessária para que seja batido o recorde mundial.

Por volta das 17h, ainda no sábado, a Acija promove o desfile da coleção outono-inverno 2013 no Palácio das Artes, em frente ao estádio de futebol. No domingo (7), a partir das 9h, serão realizadas apresentações musicais de artistas locais.

Após o recolhimento do cachecol, a peça será doada para entidades carentes ou cooperativas de reciclagem.