Visual de Cleo Pires e Angelina Jolie turbina design de sobrancelhas
As sobrancelhas bem desenhadas de atrizes como Angelina Jolie e Cleo Pires vêm despertando cada vez mais o interesse das mulheres pelo serviço de design de sobrancelhas. De acordo com redes especializadas, o movimento cresce a média de 30% ao ano.
Animadas com o bom movimento, algumas redes estão começando a apostar no modelo de franquia para expandir o seu negócio. O investimento inicial para abrir uma unidade na área varia de R$ 62 mil a R$ 149 mil. É possível cobrar de R$ 25 a R$ 60 pelo serviço.
É o caso das empresas Maura Lima - Especialista em Sobrancelhas, Spa das Sobrancelhas e Centro das Sobrancelhas.
A Spa das Sobrancelhas chega a atender até 75 mil clientes por mês nas suas 150 unidades. Já a Maura Lima - Especialista em Sobrancelhas recebe a média de 20 mil clientes por mês nas 29 lojas da rede. E o Centro de Sobrancelhas atende a média de 330 clientes por mês nas suas duas unidades.
Jane Muniz, 33, é uma das sócias do Spa das Sobrancelhas. Ela conta que a empresa foi fundada em 2007 e virou franquia em 2010. Além das 150 unidades franqueadas em todo o Brasil, há outras 120 em processo de abertura. A meta da rede é fechar 2013 com 400 unidades.
Muniz, que era cabeleireira e sócia de um salão de beleza, conta que a ideia do negócio surgiu a partir da necessidade de diminuir os custos operacionais.
“O custo desse modelo de negócio é mais baixo do que o de um salão convencional. Além disso, ganhamos mais clientes porque elas preferem serviços especializados, que dão resultados melhores.”
O Spa das Sobrancelhas dá treinamento técnico para os profissionais que trabalharão na empresa, além de orientação de gestão para o franqueado. A rede cobra de R$ 35 a R$ 50 por serviço de design feito nas clientes.
Para elevar o ticket médio, a empresa oferece serviços complementares, como limpeza de pele durante o desenho da sobrancelha na região da testa, nariz e queixo, a chamada zona T do rosto. Além disso, todo mês há uma promoção diferente.
O Centro das Sobrancelhas, que irá lançar a franquia em setembro, possui duas unidades próprias em São Paulo (SP) e aposta no volume de clientes. A empresa não revela o faturamento, mas faz mais de 4.000 desenhos de sobrancelha por ano (a média de 330 por mês).
O diretor comercial Ismael Ribeiro explica que o serviço mais simples é o de design e manutenção, que varia de R$ 25 a R$ 30, e a cliente volta a cada 15 dias. Já a sobrancelha definitiva, que é pintada como uma tatuagem, custa R$ 290, e a cliente só volta depois de três anos.
Para aumentar o valor gasto pelas clientes, a rede oferece também alongamento de cílios. O serviço custa R$ 240 e precisa de manutenção a cada 30 dias.
“No alongamento, o fio sintético é colado ao fio natural, mas sem encostar na pele. É um trabalho de paciência. Esse serviço ficou mais acessível por causa da evolução da química. Antes, a cola tinha cheiro forte e causava irritação se encostasse na pele. Agora não, o profissional pode trabalhar mais relaxado”, declara.
A franquia Maura Lima - Especialista em Sobrancelhas aposta no público de classes A e B. O valor médio do design de sobrancelhas é R$ 60. A empresa também faz depilação facial por R$ 50.
João Augusto Bueno, diretor da Fabrica3, consultoria para expansão de franquias, diz que o faturamento desses negócios vem do volume de clientes atendidos. “Para dar certo, é necessário considerar o valor médio gasto por cliente, a quantidade de pessoas atendidas e os custos fixos do negócio.”
Franquias de beleza tem potencial, segundo especialista
Para Bueno, o segmento de beleza e estética tem potencial de crescimento. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias da área de beleza, saúde esporte e lazer faturaram R$ 17,9 bilhões em 2012 e tiveram crescimento de 22% em comparação a 2011.
“O consumidor busca, cada vez mais, centros especializados. Quando o negócio tem diferenciais em relação aos concorrentes, ele ganha vantagem competitiva. Não basta só oferecer o serviço para sobrancelhas, é importante dar uma boa experiência para o cliente. A qualidade dos profissionais e o cuidado com o ambiente são fundamentais”, afirma.
Para quem pensa em empreender com uma franquia da área, o consultor diz que é importante ter afinidade com o serviço e o público que irá atender, pesquisar a fundo as marcas do mercado e as vantagens e desvantagens de cada uma, além de conversar com atuais e antigos franqueados.
Cuidados ao escolher uma franquia
Tempo de mercado | Verifique há quanto tempo a rede atua no mercado. Se a franquia for nova, veja o número de unidades próprias. É por meio delas que a franqueadora adquire experiência e conhecimento da área que irá transmitir aos franqueados |
Pesquisa com franqueados | As redes são obrigadas a apresentar a COF (Circular de Oferta de Franquia) para os interessados. O documento deve indicar endereço, nome e telefone de franqueados e ex-franqueados. É importante ligar para o maior número possível para saber sobre investimento, faturamento, tempo de retorno e lucro |
Faturamento | Desconfie de números fantásticos. O ideal é avaliar mais de uma franquia do setor que deseja ingressar para ver se os números são similares. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento |
Prazo de retorno | A ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para microfranquias, que exigem um investimento mais baixo, e de 36 meses para franquias, que necessitam de investimento maior |
Assinatura de contrato | O negócio só pode ser fechado após o prazo de 10 dias da entrega da COF. O objetivo é evitar a assinatura por impulso. A COF informa o número de franqueados ativos e inativos (nos últimos 12 meses), com telefone, ações judiciais contra a empresa e estimativa de investimento, faturamento etc. |
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