IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Em crise, grupo de Eike renegocia dívida com parceiro árabe

Do UOL, em São Paulo

10/07/2013 09h44

O grupo EBX, que reúne as empresas de Eike Batista, anunciou nesta quarta-feira (10) a renegociação de dívidas com seu maior credor, o fundo soberano de Abu Dhabi, a Mubadala Development Company (“Mubadala”).

Na reestruturação do acordo, que foi firmado em abril de 2012, a EBX resgatou uma parcela significativa do investimento inicial da Mubadala.  

As duas partes também fizeram acordos complementares que garantiram uma maior preservação da parcela remanescente do investimento da Mubadala.

Eike Batista em tempos de crise

Em nota, o grupo afirmou que "EBX e Mubadala continuarão engajadas nas discussões relativas às etapas finais da reestruturação da EBX, bem como no que diz respeito ao pleno desenvolvimento dos negócios das empresas que compõem o Grupo EBX".

CVM investiga empresas 'X'

As empresas do grupo EBX, do empresário Eike Batista, estão sendo escrutinadas pela Comissão de Valores Imobiliários, que já abriu mais de 15 apurações nos últimos trimestres contra o grupo.

Com as apurações, o regulador quer descobrir se empresas do grupo divulgaram comunicados ao mercado no prazo e com as informações corretas.

A CVM ficou ainda mais alerta à situação das empresas do grupo EBX após a renúncia dos três conselheiros independentes da OGX, os ex-ministros Pedro Malan (Fazenda) e Rodolpho Tourinho (Minas e Energia) e a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie.

Diretor financeiro renuncia

O executivo Otávio Lazcano renunciou ao cargo de diretor financeiro e relações com investidores do Grupo EBX, de acordo com ata de reunião do Conselho de Administração realizada nesta terça-feira.

Eike Batista, diretor presidente do Grupo, vai acumular as funções, segundo o documento.

(Com agências)