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De imóveis a brinquedos, empresas investem em produtos para a 3ª idade

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 06h00

Fabricantes de brinquedos, agências de viagem, seguradoras e construtoras estão de olho num público consumidor que deverá aumentar muito no Brasil nos próximos anos: o da terceira idade.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060 o número de idosos deverá ser quatro vezes maior do que hoje. O país terá cerca de 58,4 milhões de pessoas com mais de 65 anos.

Pesquisa do Instituto Data Popular, feita com base nos números do IBGE, mostram que as pessoas com mais de 60 anos tiveram rendimento total de R$ 402,3 bilhões em 2012 no Brasil. É mais do que o PIB registrado pelo Peru em 2010, por exemplo.

Não à toa, empresas dos mais diversos ramos de atuação estão criando produtos e serviços específicos para esses consumidores.

Apartamentos com barras de segurança

O condomínio Bossa Nova, que a Tecnisa está erguendo em Santos, no litoral sul de São Paulo, tem uma série de facilidades para este público.

Os banheiros dos apartamentos, por exemplo, já serão entregues com apoios e assentos de segurança. A piscina tem escada em alvenaria, que permite maior estabilidade do que a de alumínio. Os imóveis, que têm 149,97m² e três dormitórios, custam a partir de R$ 812,4 mil.

O projeto nasceu depois que a empresa percebeu que um empreendimento ela tinha lançado no bairro da Pompéia, na zona oeste de São Paulo, e que tinha como foco o público jovem, teve 15% de compradores com mais de 55 anos.

"Fizemos uma pesquisa e vimos que o consumidor estava mudando. As pessoas estão se cuidando mais e vivendo mais. Percebemos que esse era um nicho de mercado que não era atendido. São pessoas que precisam de espaços apropriados, mas que não tenham apenas por características ligadas a idosos", diz Gisele de Luca, gerente de projetos da Tecnisa.

O Bossa Nova, primeiro primeiro idealizado pela empresa com foco na terceira idade, foi elaborado com a ajuda de assistentes sociais, gerontologistas (que estudam o comportamento dos idosos) e arquitetos.

Atualmente, todos os novos projetos da empresa, mesmo aqueles que têm foco em outros públicos, oferecem benefícios que podem ser aproveitados por idosos e por quem está com problemas de acessibilidade.

Os salões de festas, por exemplo, são entregues com mesas de quatro pés e cadeiras com braços, que permitem que a pessoa se apoie melhor na hora de levantar.

Brinquedos para treinar a memória

Mesmo empresas até pouco tempo distantes do consumidor idoso estão olhando para ele. A fabricante de brinquedos Estrela lançou, neste ano, a linha "Academia da mente", que tem quatro jogos voltados para pessoas com mais de 45 anos e foco principal na terceira idade.

Os produtos "Cara a cara", "Um a um", "Foco" e "O que é diferente?" foram desenvolvidos com a ajuda de profissionais do Hospital das Clínicas. Os jogos propõem desafios de linguagem, atenção e memória.

A Porto Seguro, que, além de seguros, vem se especializando na oferta do que chama de "serviços avulsos", também oferece facilidades com foco nos idosos. Clientes e não-clientes da empresa podem contratar individualmente serviços de movimentação de móveis, instalação de eletrodomésticos e eletrônicos e de barras de apoio, por exemplo.

"A expectativa de vida da população aumentou muito. Nossa ideia é oferecer soluções para pequenos serviços do dia a dia, até porque muitos idosos hoje moram sozinhos", afirma o diretor da área de serviços avulsos da Porto Seguro, José Luís Ferreira da Silva.

Viagem em grupo para Porto Seguro

Já há algumas décadas, a operadora de turismo CVC também tem criado excursões e roteiros específicos para os mais velhos. Segundo a empresa, os clientes idosos têm o hábito de viajar pelo menos uma vez por ano e é extremamente exigente.

A empresa diz, ainda, que eles preferem viagens mais agitadas, para localidades que ofereçam atrações durante o dia e a noite. Os destinos nacionais mais vendidos para a terceira idade são Porto Seguro, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto de Galinhas, Salvador e Costa do Sauipe, no Nordeste.

Para fevereiro de 2014, por exemplo, a CVC programou a viagem "Marchinhas de Carnaval", uma excursão exclusiva para o público idoso, com destino a Lins, no interior paulista.

'Ninguém quer ser taxado de velho'

Fabricantes de alimentos e cosméticos também tendem a se beneficiar do crescimento da população e do consumo da terceira idade, diz o professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Fábio Mariano.

"O segredo para vender para a população da terceira idade é pesquisar muito o consumidor. Ninguém gosta de ser taxado de velho, até porque a expectativa de vida está crescendo, paralelamente com a ideia de longevidade. As pessoas estão chegando à terceira idade com uma qualidade de vida maior", afirma.