IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Economia dos EUA cresce 2,8% no 3º trimestre e supera estimativas

Linsley Brennan/AP
Imagem: Linsley Brennan/AP

Do UOL, em São Paulo

07/11/2013 12h11

A economia dos Estados Unidos cresceu em ritmo mais rápido que o esperado no terceiro trimestre, na medida em que as empresas reabasteceram suas prateleiras, mas uma desaceleração nos gastos empresariais e do consumidor apontaram fraqueza.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu em taxa anual de 2,8%, o ritmo mais rápido desde o terceiro trimestre de 2012, informou o Departamento do Comércio nesta quinta-feira. Houve aceleração ante o ritmo de 2,5% no segundo trimestre e a leitura superou as expectativas de economistas de taxa de 2%.

Detalhes da primeira estimativa do PIB do terceiro trimestre foram fracos de modo geral, com os estoques contribuindo com 0,83 ponto percentual para seu crescimento. Excluindo os estoques, a economia cresceu em taxa de 2% após ter expandido 2,1%.

O crescimento dos gastos empresariais e do consumidor desaceleraram com força, concedendo ao relatório um tom fraco e validando a decisão do Federal Reserve, banco central do país, de continuar com seu programa de compras de títulos de US$ 85 bilhões ao mês.

Com as perspectivas de crescimento de curto prazo não tão otimistas, uma redução nas compras, que visam a manter as taxas de juros baixas, não é esperada neste ano.

Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, aumentaram em taxa de 1,5%, o ritmo mais lento desde o segundo trimestre de 2011. Os gastos cresceram em taxa de 1,8% no período de abril a junho.

A culpa de parte da desaceleração no consumo foi depositada sobre a fraca demanda por serviços públicos, por causa de um incomum tempo mais fresco no verão. Mas as famílias também tiveram cautela com as compras visto que o ritmo de criação de empregos desacelerou significativamente durante o trimestre.

(Com Reuters)