IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja quando é melhor pagar festa e plástica com consórcio ou poupança

Camila Neumam

Do UOL, em São Paulo

14/05/2014 06h00

Entrar em um consórcio de serviços para pagar festas, reformas na casa, viagens e até cirurgias plásticas é uma opção válida somente para quem quiser usar um serviço no longo prazo. 

Caso contrário, investir na poupança pode ser mais vantajoso, porque, além de ela oferecer um rendimento mensal, permite ao correntista sacar o valor em qualquer momento que precisar, segundo o economista Márcio Neubauer, da consultoria Soma Invest.

"Diferentemente da poupança, que rende todo mês, o consórcio não rende nada e se torna uma obrigação, em vez de um investimento", diz o economista.

O consórcio de serviços é regulamentado desde 2010 no país, e funciona de forma idêntica à de um consórcio de bens (como carros), ou seja, basta participar de um grupo e pagar as mensalidades até ser sorteado ou oferecer um lance.

A diferença é que o dinheiro só pode ser usado para pagar serviços, e não produtos. Na reforma de uma casa, por exemplo, serve para remunerar os pedreiros, mas não a compra do material de construção.

Entrar em consórcio exige planejamento

Quem optar pelo consórcio de serviços deve se planejar para conseguir pagar todas as parcelas. Ele também pode juntar dinheiro para oferecer um lance e conseguir o crédito total em menos tempo.

"Consórcio sempre vale a pena se você tiver tempo e disponibilidade para fazer todos os pagamentos, mas sem contar somente com a sorte", diz Neubauer.

"É preciso ter muita clareza de como vai utilizar o dinheiro no horizonte que você tem planejado. O consórcio nada mais é do que viabilizar um empréstimo”, completa o economista.

Embora no consórcio de serviços não haja a cobrança de juros, o consumidor deve ficar atento ao valor da taxa administrativa cobrada por mês e ao valor das parcelas, corrigido anualmente pela inflação. O valor da taxa de administração geralmente não ultrapassa 1% ao mês.

Por isso, antes de fechar o contrato de consórcio, o economista recomenda ao consumidor fazer uma pesquisa em busca das parcelas e taxas administrativas mais baixas, consultando empresas diferentes.

Consórcio é indicado para quem não consegue poupar

Para Paulo Rossi, presidente-executivo da Abac (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios), há três vantagens significativas para entrar em um consórcio de serviços.

Ele destaca a possibilidade de pagar à vista pelo serviço a ser contratado, o que dificilmente acontece pela dificuldade do consumidor brasileiro em poupar. 

O consórcio de serviços também permite a flexibilidade de usar o dinheiro para qualquer tipo de serviço, afirma Rossi.

"A primeira vantagem é o custo, pois tem taxas menores do que o empréstimo bancário; a segunda é que, ao ser contemplado, o consorciado terá o poder de contratar o serviço desejado à vista, o que não poderia ser feito antes por não conseguir poupar; a terceira é a flexibilidade, que permite adquirir o serviço que quiser", diz.