IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasileiros já pagaram R$ 100 bi em impostos em 2015, segundo Impostômetro

Divulgação/Impostômetro
Imagem: Divulgação/Impostômetro

Do UOL, em São Paulo

16/01/2015 16h00

Os brasileiros já pagaram R$ 100 bilhões em impostos até esta sexta-feira (16), de acordo com a medição do Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). A marca foi atingida por volta das 15h30.

A entidade conta os tributos federais, estaduais e municipais pagos desde o primeiro dia deste ano. Em 2014, a marca foi atingida no mesmo dia do ano, 16 de janeiro. 

O presidente da associação, Rogério Amato, espera que os impostos não aumentem neste ano. "A expectativa é a de que a carga tributária cresça apenas em função da taxa de inflação e do crescimento do PIB [Produto Interno Bruto]", disse.

O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já afirmou que o governo pode rever a cobrança de alguns impostos, mas só depois de esgotar outras alternativas para ajustar as contas do país.

No site do Impostômetro (www.impostometro.com.br), é possível calcular o que dá para fazer com todo o dinheiro arrecadado.

Impostômetro

O painel do Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005 e está instalado no prédio da sede da ACSP, no centro de São Paulo.

Também pela internet, qualquer cidadão pode acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros aos governos federal, estadual e municipal, de acordo com os Estados e municípios.

O sistema informa ainda o total de impostos pagos desde janeiro do ano 2000 e faz estimativas de quanto será pago até dezembro deste ano.