IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quer comprar dólar mais barato? Saiba consultar o ranking do Banco Central

Carlos Severo/ Fotos Públicas
Imagem: Carlos Severo/ Fotos Públicas

Do UOL, em São Paulo

26/05/2015 06h00Atualizada em 23/06/2016 14h27

Quem vai viajar ao exterior precisa fazer muita pesquisa sobre o preço do dólar. O valor da moeda varia bastante de uma corretora para para outra, mas um ranking divulgado mensalmente pelo Banco Central ajuda a apontar onde ele é mais barato.

A lista está em https://zip.net/bdrh07 (url encurtada) e mostra quanto os bancos e casas de câmbio cobraram em média pela moeda no mês. 

Os números se referem ao valor efetivo total (VET), que inclui a taxa de câmbio, as tarifas e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Saiba como consultar o ranking

Por ser relativa a meses anteriores, a lista do BC serve apenas como uma referência. As empresas não têm nenhuma obrigação de cobrar pelo dólar, hoje, o mesmo que cobraram no passado. Os preços variam diariamente.

Além disso, os valores mostrados pelo BC representam uma média de todas as operações realizadas no mês.  Se a maior parte das operações em determinado banco foi feita justamente num dia em que a cotação do dólar estava muito alta, essa instituição vai ficar mal posicionada no ranking, mas não necessariamente é a mais cara sempre.

Por causa disso, segundo especialistas, é recomendável considerar os valores de corretoras que fizeram um mínimo de negociações por mês (cem operações mensais, por exemplo) e por um período maior (três meses pelo menos), conforme orientação dos economistas Mauro Rochlin, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), e Celso Grisi, presidente do Instituto Fractal.

O ranking também pode indicar que o histórico de uma empresa é de vender barato mesmo. Se uma instituição fica entre as mais baratas em mais de um mês, pode ser uma boa pista. Vale pesquisar quanto está cobrando agora.

Passo a passo: escolha dinheiro ou cartão

Ranking de dólar do Banco Central - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No ranking do BC (https://zip.net/bdrh07), informe se vai comprar em "Espécie" (dinheiro) ou se será em cartão pré-pago (mais caro, por causa do IOF de 6,38% contra 1,1% em dinheiro). Faça essa opção no alto, no campo  " 4. De que forma?"

Preencha o valor que vai comprar em dólares

Ranking de dólar do Banco Central - valor - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
A seguir, preencha o valor em dólares que deseja comprar no campo "5. Quanto", no canto direito superior (não coloque ponto de milhar: use 1000 em vez de 1.000). Isso já faz aparecer a lista das corretoras ordenadas das mais baratas para as mais caras.

Ordenando pelo preço ou pelo número de operações

Ranking de dólar do Banco Central - ordenamento - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Se quiser ordenar pelo número de negócios feitos no mês, clique no campo "Número de operações realizadas em (mês/ano) com base nos critérios pesquisados". Se desejar voltar a ver o ranking do mais barato pro mais caro, clique no campo "Posição". Se clicar de novo em "Posição", ele muda a ordenação e passa a mostrar primeiro as corretoras mais caras.