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Quebra atinge clientes de outras Unimeds, segundo advogado; empresa nega

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Imagem: Shutterstock

Do UOL, em SĂŁo Paulo

03/09/2015 15h45Atualizada em 04/09/2015 11h54

A quebra da Unimed Paulistana, anunciada nesta quarta-feira (2) pela AgĂȘncia Nacional de SaĂșde Suplementar (ANS), nĂŁo atinge apenas seus 744 mil usuĂĄrios diretos. Clientes de outras Unimeds pelo paĂ­s tambĂ©m podem sofrer consequĂȘncias da crise, segundo o advogado especializado em planos de saĂșde Rodrigo AraĂșjo, sĂłcio do escritĂłrio AraĂșjo, Conforti e Jonhsson.

Quem contratou plano de cobertura nacional eventualmente vai para SĂŁo Paulo fazer tratamentos, segundo o advogado. Se a liberação de atendimentos na capital paulista jĂĄ tem sido difĂ­cil para clientes da Unimed Paulistana, para aqueles de outras Unimeds o caminho Ă© ainda mais difĂ­cil, afirma.

"SĂŁo Paulo Ă© uma cidade de turismo mĂ©dico. Quando o paciente nĂŁo encontra recursos na Unimed local, ele vai para SĂŁo Paulo em busca de serviços especializados. Em SĂŁo Paulo, tem de fazer uso do sistema de convĂȘnio dos hospitais com a Unimed Paulistana, pois as Unimeds de outras cidades nĂŁo tĂȘm credenciamento direto com eles", diz AraĂșjo.

Empresa diz que caso Ă© isolado

A Unimed do Brasil nega. "Esta medida [quebra da Unimed Paulistana] nĂŁo se estende para as demais 350 cooperativas que compĂ”em o Sistema Unimed. Portanto, nĂŁo atinge clientes de outras operadoras Unimed", diz, em nota. A nota afirma, ainda, que cada Unimed tem gestĂŁo autĂŽnoma e independente.

O sistema Unimed tem 351 cooperativas mĂ©dicas no paĂ­s e mais de 20 milhĂ”es de clientes, segundo informaçÔes da prĂłpria entidade.

"Os clientes das outras Unimeds, que possuem planos contratados com cobertura nacional, permanecem com sua assistĂȘncia garantida em qualquer parte do PaĂ­s, inclusive em SĂŁo Paulo, por meio do 'IntercĂąmbio', processo de atendimento a beneficiĂĄrios de outras operadoras do Sistema Unimed", diz.

Em nota, a Unimed Paulistana informou que o Sistema Unimed "estĂĄ trabalhando ativamente para dar completo apoio ao atendimento" dos clientes. 

Unimed Paulistana deve migrar clientes

A AgĂȘncia Nacional de SaĂșde Suplementar (ANS) determinou que Unimed Paulistana repasse sua carteira de clientes para outras empresas em atĂ© 30 dias. A medida afeta diretamente cerca de 744 mil consumidores.

Até que esses contratos sejam vendidos para outra operadora, a empresa, na teoria, precisa garantir o atendimento. Em nota, a Unimed Paulistana diz que o atendimento "continua normalizado".

Na prĂĄtica, porĂ©m, os consumidores jĂĄ vĂȘm enfrentando dificuldade para agendar consultas e exames, e isso deve continuar acontecendo nos prĂłximos meses, alertam especialistas em direitos do consumidor. 

Se o consumidor se sentir prejudicado, ele deve registrar uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e na ANS (no telefone 0800 7019656).


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