IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brinquedos de Star Wars chegam a faltar em lojas; preços vão até R$ 2,6 mil

Aiana Freitas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/01/2016 06h00

O sucesso de "Star Wars: O Despertar da Força" não se restringe às bilheterias dos cinemas. A venda de produtos relacionados ao filme tem movimentado o comércio. Alguns itens já estão em falta, e empresas estão ampliando linhas de produtos licenciados.

Em lojas de brinquedos e produtos colecionáveis, é difícil achar bonecos da protagonista Rey. "Todo mundo só quer saber dela", afirma Rodolfo Pranaitis, dono da Limited Edition, loja para colecionadores localizada na região central de São Paulo.

Na loja, a Rey da linha Black Series, da Hasbro, é vendida por R$ 129,90, e está esgotada, assim como a versão estilizada feita pela empresa Funko, que sai a R$ 109. A Rey da linha Black Series também não é encontrada nos sites Ri Happy, Submarino e Casas Bahia, por exemplo.

A Hasbro diz que produtos relacionados à personagem feminina realmente estão em falta, por causa da grande procura. Segundo a marca, os estoques das lojas serão repostos, mas ainda não há previsão para que isso aconteça.

Monopoly nas estrelas

Em vendas absolutas, a Hasbro informa, sem citar números, que o maior sucesso é o jogo Monopoly Star Wars.

O Monopoly funciona de maneira parecida com o Banco Imobiliário (que é da Estrela). No Monopoly Star Wars, os participantes, em vez de adquirirem casas ou bairros, compram planetas e erguem bases neles.

Chuveiro e calcinha

Bonecos dos personagens e camisetas com referências à saga costumam ter público fiel em qualquer época.

Mas o lançamento do novo episódio, o primeiro sob o guarda-chuva da Disney, resultou na criação de centenas de novos produtos licenciados e, consequentemente, no aumento nas vendas nas lojas que apostaram na franquia.

Entre os produtos à venda, além dos brinquedos, estão artigos para casa e roupas, como chuveiros e calcinhas. Há desde copos de R$ 12,90 até um robô de quase R$ 2.600.

Luminária-sabre

Na loja virtual Mundo Geek, os produtos de Star Wars costumam representar 7% das vendas. Do fim do ano passado para cá, chegaram a 13%, segundo o proprietário Matheus Machado. 

"Saem principalmente bonecos, roupas, artigos de decoração, como copos e canecas, e luminárias em formato de sabre de luz", diz Machado. Os maiores sucessos são os bonecos da linha Black Series, da Hasbro, (não só da personagem Rey, mas de outros do filme). Na loja, eles são vendidos a R$ 149,90.

Aumento de 70%

Na Limited Edition, a procura por itens relacionados à saga aumentou 70% neste começo de ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segudo Pranaitis.

Ele diz que, em épocas normais, a demanda é dividida entre temas distintos, como heróis da Marvel e da DC Comics, além do próprio Star Wars. Mas, desde o fim do ano passado, a busca está concentrada nos itens da saga.

R2D2 continua sucesso

A rede de lojas de decoração Imaginarium, que lançou uma linha de produtos Star Wars no fim de 2015, já vendeu mais de 75 mil unidades da coleção.

Os produtos de maior sucesso são os produtos do personagem R2D2, além de um copo que traz a imagem de vários personagens lado a lado.

Diante do sucesso dos produtos, a marca estendeu a linha Star Wars, e lançou novos complementos neste ano, como pratos, outros modelos de copos e canecas personalizadas. 

Brindes esgotados

Na Riachuelo, que lançou uma linha com 80 produtos dedicados ao filme, como roupas e artigos de cama, o item mais procurado é uma almofada também do robô do R2D2.

A rede deu aos clientes, como brindes, pôsteres do filme. Eles se esgotaram 72 horas após o início da campanha, e a empresa teve de imprimir mais.

A Disney não divulga dados sobre vendas de produtos licenciados.