Quer consultar o saldo do FGTS? Veja 5 formas de descobrir o número do PIS
Você não sabe o seu número do PIS/Pasep, mas quer conferir se tem dinheiro para receber de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)? Calma, há algumas opções.
1. Na carteira de trabalho
O número do PIS/Pasep costuma ser registrado na carteira de trabalho. Nos modelos mais novos de carteira de trabalho, o número aparece impresso no alto da página 3, a mesma onde fica a assinatura, a foto e a impressão digital do trabalhador. Nos modelos mais antigos, o número do PIS costuma ser escrito a mão pelo empregador em "Anotações Gerais", nas páginas finais da carteira.
2. No Cartão do Cidadão
Esse número PIS/Pasep também pode ser encontrado na frente do Cartão do Cidadão, que é usado para sacar benefícios sociais, como seguro-desemprego e abono salarial.
3. No RH da empresa
Se estiver trabalhando com carteira assinada, entre em contato com a pessoa ou área responsável por Recursos Humanos em sua empresa e peça para informarem seu número do PIS.
4. Pelo telefone 135
É possível ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135 (funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h). A ligação é gratuita para chamadas de telefone público ou de telefone fixo. Ligações de celular têm o custo de uma chamada local.
É necessário informar alguns dados, como CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento, e pedir para saber qual seu número do PIS.
5. Pelo site da Previdência
O trabalhador pode acessar o site da Previdência Social para descobrir seu número NIT (Número de Identificação do Trabalhador) --é equivalente ao PIS/Pasep, geralmente usado por trabalhadores doméstico ou contribuinte individual.
OBS: O site tem apresentado instabilidade no acesso.
Veja o passo a passo.
Passo 1
Entre no site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), da Previdência Social: http://zip.net/bjtDV2 (endereço encurtado e seguro). No canto superior esquerdo, vá até a aba "Inscrição" e clique em "Filiado".
Passo 2
Preencha os campos "Nome do Filiado" (nome completo do trabalhador), "Nome da Mãe", "CPF" e "Data de nascimento". Em "Documentos completares" não é preciso preencher todos os campos; basta informar o número do RG (sem ponto ou traço). Depois, digite o texto da imagem e clique em "Continuar".
Passo 3
Após clicar em "Continuar", uma mensagem informa que os dados já constam no cadastro do CNIS. Ao final da mensagem, aparecerá o seu número do NIT.
Anote esse número para que você possa fazer a consulta das contas inativas do FGTS no site da Caixa (www.contasinativas.caixa.gov.br) ou pelo aplicativo do FGTS.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.