IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quer consultar o saldo do FGTS? Veja 5 formas de descobrir o número do PIS

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

17/02/2017 12h00

Você não sabe o seu número do PIS/Pasep, mas quer conferir se tem dinheiro para receber de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)? Calma, há algumas opções. 

1. Na carteira de trabalho

O número do PIS/Pasep costuma ser registrado na carteira de trabalho. Nos modelos mais novos de carteira de trabalho, o número aparece impresso no alto da página 3, a mesma onde fica a assinatura, a foto e a impressão digital do trabalhador. Nos modelos mais antigos, o número do PIS costuma ser escrito a mão pelo empregador em "Anotações Gerais", nas páginas finais da carteira.

2. No Cartão do Cidadão

Esse número PIS/Pasep também pode ser encontrado na frente do Cartão do Cidadão, que é usado para sacar benefícios sociais, como seguro-desemprego e abono salarial. 

3. No RH da empresa

Se estiver trabalhando com carteira assinada, entre em contato com a pessoa ou área responsável por Recursos Humanos em sua empresa e peça para informarem seu número do PIS.

4. Pelo telefone 135

É possível ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135 (funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h). A ligação é gratuita para chamadas de telefone público ou de telefone fixo. Ligações de celular têm o custo de uma chamada local.

É necessário informar alguns dados, como CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento, e pedir para saber qual seu número do PIS.

5. Pelo site da Previdência

O trabalhador pode acessar o site da Previdência Social para descobrir seu número NIT (Número de Identificação do Trabalhador) --é equivalente ao PIS/Pasep, geralmente usado por trabalhadores doméstico ou contribuinte individual.

OBS: O site tem apresentado instabilidade no acesso. 

Veja o passo a passo.

Passo 1

Entre no site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), da Previdência Social: http://zip.net/bjtDV2 (endereço encurtado e seguro). No canto superior esquerdo, vá até a aba "Inscrição" e clique em "Filiado".

Como consultar NIT pela internet - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Passo 2

Preencha os campos "Nome do Filiado" (nome completo do trabalhador), "Nome da Mãe", "CPF" e "Data de nascimento". Em "Documentos completares" não é preciso preencher todos os campos; basta informar o número do RG (sem ponto ou traço). Depois, digite o texto da imagem e clique em "Continuar".

Como consultar NIT - passo 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Passo 3

Após clicar em "Continuar", uma mensagem informa que os dados já constam no cadastro do CNIS. Ao final da mensagem, aparecerá o seu número do NIT.

Anote esse número para que você possa fazer a consulta das contas inativas do FGTS no site da Caixa (www.contasinativas.caixa.gov.br) ou pelo aplicativo do FGTS.

Como consultar NIT - passo 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Veja como usar o aplicativo para ver saldo do FGTS

UOL Notícias