Nota suíça vence Oscar das moedas por beleza e segurança; veja concorrentes
A nota de 50 francos suíços foi eleita a cédula do ano pela International Bank Note Society (IBNS), prêmio que é uma espécie de "Oscar das moedas". O prêmio foi divulgado agora, em 2017, mas se refere a notas lançadas em 2016.
A vencedora foi selecionada por um júri, que analisa o aspecto artístico das cédulas e inovações em suas características de segurança.
Para concorrer ao prêmio, a nota deve ter sido emitida pela primeira vez no ano anterior (no caso, em 2016) e entrado em circulação. Amostras e edições limitadas para colecionadores não podem participar.
Qualquer membro da IBNS pode indicar uma nota para concorrer ao prêmio até o dia 31 de janeiro do ano seguinte.
Em 2012, o Brasil teve um concorrente ao prêmio, mas não levou. Foi a nota de R$ 20. Naquele ano, a vencedora foi a cédula de 5.000 tenges, do Cazaquistão.
Nota suíça é vertical
A nota de 50 francos suíços superou as cédulas de mil rúpias maldivanas, das Maldivas (segundo lugar), de 500 pesos, da Argentina (terceiro), e de cinco libras esterlinas, feita na Escócia (quarta posição).
A cédula suíça é vertical, e suas imagens fazem referência ao vento, além de cenas da Suíça. Um dos lados traz o desenho de uma mão segurando uma planta dente-de-leão. O outro lado mostra um parapente (esporte semelhante ao paraquedismo) entre as montanhas.
Ela também tem 15 recursos de segurança, para dificultar falsificações, como tinta brilhante, elementos ultravioleta e microtexto.
A nota entrou em circulação em 12 de abril do ano passado e é a primeira de uma série de nove. A próxima a ser lançada é a de 20 francos, e sua apresentação ao público está marcada para o dia 10 de maio, em Berna (Suíça).
IBNS
A IBNS é uma sociedade sem fins lucrativos fundada em 1961, com o objetivo de promover e estimular o estudo e o conhecimento sobre cédulas. Atualmente, tem mais de 2.000 membros, em mais de 90 países, segundo seu site.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.