IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bancos fazem mutirão para renegociar dívidas dos clientes em atraso

Bancos vão fazer mutirão para renegociar dívidas durante todo mês de novembro - Getty Images/iStockphoto/Doucefleur
Bancos vão fazer mutirão para renegociar dívidas durante todo mês de novembro Imagem: Getty Images/iStockphoto/Doucefleur

Colaboração para o UOL

03/11/2021 18h15

Bancos brasileiros farão um mutirão para renegociar dívidas dos clientes neste mês. O Mutirão Nacional foi organizado pelos bancos para renegociar dívidas e ensinar educação financeira para pessoas físicas. O evento, que acontece dos dias 1º a 30 de novembro, conta com a organização da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Banco Central do Brasil, Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Senado Federal, com a presença de até 160 instituições financeiras.

Através da página, os clientes de bancos são orientados financeiramente e ensinados a mandar suas propostas de negociação para a plataforma de mediação de conflitos. No site do mutirão, os interessados também podem acessar o link do Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que mostra uma lista de dívidas que existem no seu nome com os bancos, aprender a calcular o quanto do orçamento pessoal pode ser destinado ao pagamento mensal em uma negociação e consultam o seu índice de Saúde Financeira (ISF).

Para o presidente da Febraban, Isaac Sidney, esse mutirão é importante, principalmente, por promover educação financeira. "É uma ação conjunta que não apenas contribui para o restabelecimento do equilíbrio financeiro das famílias, mas, principalmente, promove a educação financeira, que é fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira", disse o dirigente da Febraban, em nota.

Reinserção no mercado

Os organizadores do evento pretendem ensinar aos devedores educação voltada para o consumo, mostrando como usar o cartão crédito de forma responsável e de que forma o consumidor pode ser reinserido no mercado, depois de renegociar suas dívidas.

Depois de se informar no mutirão, é necessário fazer um cadastro na plataforma para iniciar de fato a negociação da dívida. Para realizar o cadastro, o usuário precisa criar um login e senha e informar e-mail e telefone. Depois do registro, o usuário seleciona a instituição com a qual deseja negociar a dívida. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Só poderão fazer negociações no mutirão quem não possuir bens dados em garantia, que esteja em atraso e em nome de uma pessoa natural e tenha dívidas contraídas de bancos ou financeiras.