Governo manda Google e Facebook removerem anúncios falsos do Desenrola
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) determinou que o Google e o Facebook removam anúncios falsos do programa Desenrola Brasil, que promove a renegociação de dívidas.
O que aconteceu
A Senacon pediu que toda publicidade não oficial do governo que promova a oferta de serviços vinculados ao programa seja removida em 48 horas, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União de hoje.
O Google e o Facebook também deverão adotar medidas para impedir que anúncios falsos voltem a circular.
Foi estabelecida multa diária de R$ 150 mil caso as medidas não sejam adotadas pelas redes.
A Senacon também pediu um relatório completo, em dez dias, sobre a transparência das ações contra os anúncios falsos, incluindo a identificação dos autores.
Ao UOL, a Meta afirmou que "que coopera e responde a requisições das autoridades brasileiras nos termos da legislação aplicável". O Google ainda não se manifestou.
Não permitimos atividades fraudulentas ou que violem seus Padrões da Comunidade ou de Publicidade. Usamos uma combinação de tecnologia e revisão humana para identificar e remover conteúdos violadores, o que temos feito em relação ao Desenrola Brasil.
Nota da Meta
Golpes usam links falsos
O UOL Confere encontrou uma publicação compartilhada nas redes sociais que usa matérias sobre o programa Desenrola Brasil e trechos de propagandas do Feirão Serasa de 2021 para enganar, prometendo quitar dívidas de internautas que cadastrem seus dados em um link fraudulento.
A desinformação usa um vídeo do Jornal da Cultura como se tivesse sido publicado na página do Jornal Nacional no g1. A suposta matéria, no entanto, nunca foi publicada.
Deixe seu comentário