Conteúdo publicado há 9 meses

Planos frustrados com 123milhas: 'Ia ser nossa 1ª viagem para a Europa'

A 123milhas pegou de surpresa seus clientes ao anunciar que não vai emitir passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023 da linha promocional. Veja os relatos de consumidores afetados:

Primeira viagem à Europa frustrada

Casal viajaria no dia 3 de setembro. A empresária Helena de Araujo Gusmão Kvacek, 31 anos, contou que ela e o marido compraram passagens pela agência para Madri há cerca de cinco meses. Eles pagaram cerca de R$ 3.200 para cada um nas passagens, com ida e volta.

A empresária conta que já tinha acertado todos os detalhes da viagem até ser surpreendida com o cancelamento. O casal já havia fechado hospedagem, pacote de internet, cartão para uso internacional e passagens aéreas para se locomover entre os países europeus.

Helena diz que empresa não comunicou formalmente os clientes do problema e que não consegue contato com a 123milhas. "Tentei fazer contato pelas redes, pelo Whatsapp, mas nada. Ou seja, comunicaram na imprensa e vocês que lutem agora. Um verdadeiro descaso com o consumidor", reclama.

Íamos pra Madri e de lá aproveitar pra conhecer outros lugares. Estávamos emendando nossa viagem pra conhecer também Barcelona e Paris. Nunca fomos pra Europa. Ia ser nossa primeira viagem pra lá. Então, imagine a expectativa que estávamos.
Helena de Araujo Gusmão Kvacek

É um grande caos tudo isso. Agora que está super em cima, eu não vou conseguir uma passagem barata pra manter a minha viagem. Olhei ontem valores pra ter uma ideia, e está começando em R$ 8 mil uma passagem pra Madri assim em cima da hora. Não tenho como gastar isso, além de todos os outros gastos previstos que já aconteceram. Qualquer voucher agora, nessa altura do campeonato, não soluciona meu problema.
Helena de Araujo Gusmão Kvacek

Férias em Maragogi para celebrar 20 anos de amizade

A musicista Elessandra Lemos, 37, tem duas viagens compradas. A primeira delas, para Maragogi (AL), foi um presente dela para um grupo de amigos para celebrar 20 anos de amizade este ano. Gastou cerca de R$ 300 em cada uma. A segunda, para Paris, no ano que vem, para comemorar aniversário de casamento.

Meu sogro viria de Portugal para essa viagem. Ainda não consegui falar com os meus amigos sobre isso. Como vou falar que uma viagem que foi um presente não vai acontecer? Espero que outras pessoas não sejam lesadas.

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Entenda o caso

Além de informar que não vai emitir passagens com embarque previsto para 2023, a 123milhas disse que a linha "Promo" foi suspensa temporariamente. A gigante do turismo justificou a decisão devido à "persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade".

Empresa informou que os clientes não poderão ser ressarcidos em dinheiro. A 123milhas disse que vai devolver integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de passagens, hotéis e pacotes.

Especialistas dizem que essa prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumido e que o cliente tem direito a receber o valor em dinheiro.

Problemas com a empresa não são novidade. No ano passado, o UOL relatou problemas enfrentados por consumidores que compraram passagens pela 123milhas, mesmo período em que o Hurb começou a ter problemas com seus pacotes promocionais. Nos últimos 12 meses foram feitas 65.764 reclamações no Reclame Aqui contra a empresa. Do total, 20.142 foram feitas nos últimos seis meses.

As medidas referentes à linha PROMO são uma decisão responsável da 123milhas, no sentido de preservar os valores pagos pelos clientes. A empresa continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas experiências mais acessíveis em viagens e turismo
Comunicado da 123milhas

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