Herdeiros do café e perfis discretos: quem são os donos da 123milhas

A 123milhas, que teve uma demissão em massa e anunciou a suspensão da emissão de passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023 da linha promocional, tem três sócios, de acordo com o CNPJ da empresa cadastrado na Receita Federal. Ontem, a ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu que os donos são obrigados a comparecer à CPI das Pirâmides Financeiras.

Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira são cadastrados como administradores, e Cristiane Soares Madureira do Nascimento aparece como sócia, pela empresa Novum Investimentos Participações.

Ramiro e Augusto são irmãos. A família deles tinha fazendas de café e os incentivou a empreender no setor de turismo.

Perfis discretos

Na internet, os irmãos Ramiro e Augusto são muito discretos, e são poucas as informações localizáveis sobre a família. Apenas Augusto mantém uma página no LinkedIn, onde fala sobre sua formação e carreira.

Segundo o perfil na rede social profissional, o empresário se formou em Ciências Econômicas na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerias) em 2005. Sua primeira experiência profissional foi como gerente geral da Fazenda Boa Vista, entre 2001 e 2006.

Já entre 2006 e 2007, ele atuou como gerente financeiro da Minas Export. Na sequência, foi diretor administrativo-financeiro da Café Moca até janeiro de 2009. Todos os negócios que Augusto passou foram controlados pela sua própria família, segundo a Folha de S. Paulo.

E, enquanto Augusto trabalhava administrando os negócios da família, o irmão Ramiro apostou nas operações online. Também de acordo com informações do jornal, ele começou a atuar com a compra e venda de milhas em 2006, com a HotMilhas. A proposta do negócio era conectar consumidores com milhas aéreas disponíveis àqueles que queriam comprar passagens usando milhas.

Augusto tem participação ou é sócio em nove empresas ativas atualmente. Segundo o Valor Econômico, a maioria delas é relacionada ao setor turístico. Ramiro também tem participação em nove empresas ativas atualmente, incluindo as holdings que controlam a 123milhas.

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Já Cristiane Soares Madureira do Nascimento, da empresa Novum Investimentos Participações, que aparece como sócia, também é da família.

O que é a 123milhas

Problemas com a empresa não são novidades. No ano passado, o UOL relatou problemas enfrentados por consumidores que compraram passagens pela 123milhas, mesmo período em que o Hurb começou a ter problemas com seus pacotes promocionais. Nos últimos 12 meses foram feitas 65.764 reclamações no Reclame Aqui contra a empresa. Do total, 20.142 foram feitas nos últimos seis meses.

A empresa é uma agência de viagens online. O consumidor pode comprar passagens, hospedagens em hotéis, pacotes de viagem, aluguel de carro e seguro viagem pela empresa. Há pacotes e voos com datas flexíveis, que tendem a ser mais baratos (que fazem parte da linha Promo). A venda dessa linha foi suspensa temporariamente.

Empresa nasceu em 2017, em Belo Horizonte (MG). A 123milhas diz que já embarcou 15 milhões de clientes para destinos nacionais e internacionais desde a sua criação.

Consumidor pode comprar passagens em reais ou por milhas aéreas. A companhia diz que tem como objetivo oferecer passagens aéreas a preços baixos a todos. Em seu site, a empresa diz que é possível economizar até 50% dos valores propostos pelas companhias de viagem comprando pela plataforma.

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Empresa anunciou plano de fusão com a MaxMilhas em janeiro deste ano. Na época, a MaxMilhas disse que a fusão tinha como objetivo expandir as operações e fortalecer a atuação em todo o mercado nacional. A 123milhas e a MaxMilhas continuaram com operações independentes, mesmo depois do anúncio.

123milhas diz que emite passagens com milhas compradas no mercado. Empresa afirma que os clientes conseguem ter acesso a bilhetes com preços mais baixos, porque compram milhas aéreas no mercado, emitem passagens com estas milhas e vendem aos clientes que compram na plataforma. A empresa diz que não compra milhas, mas que trabalha em parceria com o site HotMilhas, empresa especializada neste tipo de transação.

Relembre o caso:

Na última sexta (18), a 123milhas anunciou que não vai emitir passagens da linha promocional com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.

A empresa diz que vai devolver integralmente o dinheiro dos clientes, mas por meio de vouchers. Clientes estão insatisfeitos com a opção.

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