IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações asiáticas caem com mercados atentos à reunião do Fed

18/06/2013 07h52

Por Chikako Mogi

TÓQUIO, 18 Jun (Reuters) - As ações asiáticas caíram nesta terça-feira, com investidores esperando declarações do chaiman do Federal Reserve, Ben Bernanke, para esclarecer os planos do banco central dos Estados Unidos sobre seu programa de estímulo --com a mera sugestão de ajustá-la sendo o suficiente para abalar o sentimento do mercado.

Às 7h40 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,41%, com as bolsas australianas e chinesas liderando as quedas. O setor de materiais tinha a maior perda do índice.

As ações australianas viram vendas de papéis de alto rendimento e cederam 0,24 por cento, enquanto as ações de Hong Kong ficaram estáveis após dois dias de ganhos, com investidores vendendo papéis de empresas que tiveram bom desempenho recentemente.

As ações de Xangai tiveram leve alta 0,14%, uma vez que o Banco do Povo da China, banco central do país, não injetou fundos no mercado interbancário novamente apesar dos custos de financiamento de curto prazo continuarem altos.

O mercado sul-coreano foi na direção contrária e subiu 0,93%.

O programa de compra de títulos do Fed, juntamente com outras políticas monetárias acomodativas de outros bancos centrais para promover o crescimento, como o BC do Japão, tem sustentado o sentimento do mercado, fornecendo aos investidores fundos abundantes que eles podem colocar em ativos de "risco" de alto rendimento, assim como ações.

O índice Nikkei, do Japão, anulou ganhos iniciais e caiu 0,2%, depois de ter subido 2,7% na segunda-feira.

(Reportagem adicional de Thuy Ong em Sydney e Luke Pachymuthu em Cingapura)