Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Fed discutiu estratégia de saída de política expansionista, mostra ata do Fomc

21/05/2014 15h15

WASHINGTON (Reuters) - Autoridades do Federal Reserve abriram caminho no mês passado para eventual retirada da política monetária ultra-expansionista ao debater as ferramentas que poderiam ser utilizadas na tarefa, mas não foram tomadas decisões.

Segundo a ata da reunião de abril do banco central dos Estados Unidos divulgada nesta quarta-feira, a equipe do Fed apresentou diversas maneiras de elevar as taxas de juros de curto prazo, mas disseram que a discussão é apenas um "planejamento prudente" e não um sinal de que a alta dos juros virá em algum momento em breve.

O debate sobre quando abandonar a política monetária altamente expansionista do Fed e quais ferramentas serão mais eficazes é o mais recente sinal a indicar que o Fed está preparado para deixar para trás as taxas de juros quase zeradas e os trilhões de dólares em compras de títulos.

"Os participantes concordaram de forma geral que começar a considerar as opções para normalização nesta reunião era prudente, pois ajudaria o Fomc a tomar decisões sobre a normalização e comunicar os planos ao público bem antes de os primeiros passos na normalização da política monetária tornarem-se apropriados", trouxe a ata da reunião de 29 e 30 de abril do Fomc.

"A discussão do Fomc desse tópico foi tomada como parte de planejamento prudente e não implica que a normalização vai necessariamente começar em algum momento em breve", acrescentou.

(Reportagem de Michael Flaherty e Howard Schneider)