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JBS Foods pede registro para IPO, que pode movimentar R$ 5 bi

21/05/2014 08h23

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A JBS Foods, unidade de alimentos processados da JBS (JBSS3), pediu registro para uma oferta inicial de ações, a primeira de uma empresa brasileira em 2014, que pode movimentar cerca de R$ 5 bilhões, segundo uma fonte.

A empresa informou nesta terça-feira (21) que pretende listar-se no Novo Mercado, nível mais alto de governança corporativa da BM&FBovespa.

A operação inclui ofertas primária (ações novas) e secundária (papéis detidos por atuais acionistas) no Brasil e com esforços de colocação no exterior, informou a JBS, em fato relevante.

A emissão tem potencial de movimentar cerca de 5 bilhões de reais, disse uma fonte a par do assunto à Reuters, que falou na condição de anonimato, avaliando que o montante a ser levantado leva em consideração o valor estimado da unidade, de aproximadamente 20 bilhões de reais.

Procurada, a JBS disse que não comenta o assunto.

A JBS Foods é a mais nova unidade de negócios do grupo, criada após a compra da Seara junto à Marfrig, em junho do ano passado, e tem marcas como Fiesta, Doriana, Rezende, LeBon e Frangosul, além da própria Seara.

A unidade também engloba as operações da JBS Aves.

A JBS Foods teve receita líquida de R$ 2,8 bilhões no primeiro trimestre, recuo de 3,9% sobre o trimestre imediatamente anterior. O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 379,8 milhões, alta de 67,1% na mesma comparação.

A oferta ocorre num momento de desconfiança dos investidores em relação ao cenário macroeconômico brasileiro.

No final de março, a companhia aérea Azul desistiu da preparação para uma oferta de ações, juntando-se a empresas como Ouro Verde, Votorantim Cimentos e Unidas, que já desistiram de realizar IPOs na Bovespa este ano.

A única oferta deste ano foi da Oi, mas em uma emissão subsequente (não IPO, sigla em inglês para oferta inicial) de cerca de R$ 15 bilhões, que faz parte da fusão da empresa com a Portugal Telecom.

(Por Juliana Schincariol e Roberto Samora)