IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercados asiáticos têm fraqueza por preocupações com a China

21/10/2014 08h15

Por Lisa Twaronite

TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas mostraram fraqueza nesta terça-feira, com o modesto alívio com a economia chinesa crescendo ligeiramente mais do que o esperado sendo substituído pelas permanentes preocupações com o enfraquecimento da segunda maior economia do mundo.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China expandiu 7,3 por cento entre julho e setembro sobre o ano anterior, ligeiramente acima das expectativas mas abaixo dos 7,5 por cento vistos no segundo trimestre.

Foi também a taxa mais fraca em quase seis anos, colocando em risco a meta anual de crescimento oficial pela primeira vez em 15 anos e ampliando as preocupações de que a China está se tornando um peso sobre a economia global.

"Os dados foram melhores do que eu esperava, mais otimistas do que imaginávamos. Mas definitivamente não podemos alcançar a meta de 7,5 por cento de crescimento este ano", disse o economista-chefe do Guotai Junan Securities, Lin Caiyi.

Às 8h10 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha variação positiva de 0,04 por cento, deixando para trás os modestos ganhos registrados após a divulgação dos números chineses.

O índice japonês Nikkei ampliou as perdas e fechou com queda de 2 por cento, uma vez que o iene se fortaleceu e os investidores travaram lucros após o rali de 4 por cento da sessão anterior.