Vendas dos shoppings no Natal devem crescer até 7,5% em 2014
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O setor de shopping centers espera um crescimento nominal das vendas no Natal de 7 a 7,5 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, disse nesta terça-feira o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.
"Esperamos um movimento bom, mas não diria excepcional", acrescentou Sahyoun.
O crescimento será impulsionado pela inauguração de centros comerciais em 2014 e pela injeção de aproximadamente 50 bilhões de reais na economia, com o pagamento do décimo terceiro salário.
Em 2014, foram inaugurados 25 novos shoppings centers e 4,5 mil novas lojas em todo o país.
Para 2015, são esperados de 20 a 25 novos shoppings, de acordo com o presidente da associação. Com isso, a previsão é de um crescimento nominal de 7 a 8 por cento no ano que vem.
"Nossa expectativa é crescer entre 7 e 8 por cento (nominal), um pouco acima da inflação em função de novas lojas que vão abrir. Vamos ver se temos um PIB (Produto Interno Bruto) de ao menos 2 por cento", avaliou.
GOVERNO DILMA
O presidente da Alshop espera um "choque de credibilidade" no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff que aumente a confiança dos empresários.
Entre as principais demandas estão a simplificação ou desoneração tributária e um ajuste fiscal nas contas do governo federal.
"A expectativa é que o governo de continuação traga uma injeção no nível de eficiência, no sentido de trazer uma linha direta com o empresariado, tentando desonerar o máximo que puderem. A única forma de crescer dentro do mercado é criando condições para o empresariado criar empregos", disse, durante evento do setor no Rio de Janeiro.
"Precisamos de um choque de credibilidade para que o empresariado volte a investir", afirmou o executivo, ressaltando que o novo ministro da Fazenda precisa ser escolhido "a dedo".
(Por Rodrigo Viga Gaier; edição Juliana Schincariol e Luciana Bruno)
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