IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grécia iniciou negociações sobre troca de dívida com FMI, diz ministro a jornal

04/02/2015 08h48

ROMA (Reuters) - A Grécia iniciou negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre um plano para trocar sua dívida soberana por títulos indexados ao crescimento, afirmou o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, em uma entrevista publicada nesta quarta-feira.

O novo governo da Grécia está tentando reestruturar sua dívida pública após receber 240 bilhões de euros em resgate desde 2010, quando a crise de dívida da zona do euro deixou sua economia perto do colapso.

O governo do primeiro-ministro de esquerda Alexis Tsipras, eleito no mês passado, está propondo trocar títulos gregos detidos pelo Banco Central Europeu (BCE) e governos nacionais por títulos indexados ao crescimento ou bônus perpétuos.

O plano teve uma recepção cética de autoridades da zona do euro na terça-feira, quando Tsipras buscou apoio para suas propostas na Europa.

Seu ministro das Finanças disse ao jornal italiano La Repubblica que o mesmo acordo também foi oferecido ao FMI.

Varoufakis afirmou que a dívida seria dividida, com o BCE sendo pago "totalmente e até o prazo".

"Estamos propondo substituir as outras tranches, ao FMI e outros países, pelos novos títulos com juros de mercado, que são muito baixos no momento, com uma cláusula: iniciaremos o pagamento total quando a Grécia começar a crescer de forma sólida", disse ele.

A Grécia já havia iniciado negociações com autoridades do FMI.

"Não vejo porque eles não aceitariam qualquer extensão, como sempre fazem nessas situações, ao menos até o fim do ano", disse Varoufakis.

Varoufakis e Tsipras têm visitado capitais europeias nesta semana para buscar apoio a seus planos.

(Reportagem de Isla Binnie)