IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai 2,48% ante real com melhora do cenário político local

Por Flavia Bohone
Imagem: Por Flavia Bohone

08/04/2015 17h16

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caiu quase 2,5 por cento antes o real nesta quarta-feira, refletindo uma percepção mais positiva do quadro político local após o vice-presidente da República, Michel Temer, assumir a articulação política do governo e firmar acordo com líderes do Congresso para apoiar o ajuste fiscal.

A moeda norte-americana caiu 2,48 por cento ante o real, a 3,0563 reais na venda, após subir 0,38 por cento na véspera, quando interrompeu cinco sessões seguidas de queda.

Segundo dados da BM&FBovespa, o giro financeiro ficou em torno de 1,3 bilhão de dólares.

Nesta tarde, Temer, que também é presidente do PMDB e assumiu a articulação política do governo na terça-feira, firmou acordo com presidentes e líderes de partidos da base governista no Congresso pelo reequilíbrio macroeconômico e estabilidade fiscal para apoiar o ajuste proposto pelo governo nas contas públicas.

"A nomeação do Temer (como articulador político) dá um aceno mais claro para o Congresso e facilita a aprovação das medidas do (ministro da Fazenda, Joaquim) Levy", disse o gerente de câmbio da Correparti, João Paulo De Gracia Correa.

No exterior, a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) divulgada nesta tarde mostrou que autoridades do Federal Reserve, banco central norte-americano, reconheceram riscos externos e um início de ano fraco na reunião de março. Porém, permaneceram bastante confiantes na força da recuperação dos Estados Unidos para continuar a lançar bases para uma elevação dos juros ainda este ano.

"A ata mostrou os membros divididos em relação ao aumento de juros, mas o mercado está vendo a ata como um pouco defasada, sem incorporar dados ruins do mercado de trabalho", disse o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno.

Nesta manhã, o BC brasileiro vendeu a oferta integral de até 10,6 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 4 de maio, equivalentes a 10,115 bilhões de dólares. Até o momento, a autoridade monetária já rolou cerca de 25 por cento do lote total.