IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CCEE vê preço spot da energia em R$88/MWh em novembro, com chuvas e carga menor

03/08/2015 16h34

SÃO PAULO (Reuters) - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) espera que o preço da energia elétrica no mercado spot, o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), siga em queda devido à melhora das chuvas e à redução na demanda por eletricidade do país, de acordo com projeções divulgadas nesta segunda-feira.

Assim, o PLD poderia alcançar novembro, final do período seco, uma média de 88 reais por megawatt-hora na região Sudeste/Centro-Oeste, contra uma média de 240 reais por megawatt-hora em julho.

"Essa tendência de queda no consumo e essa melhora significativa que tivemos nas afluências e no armazenamento (de água nos reservatórios das hidrelétricas) implicaram em uma redução no preço... e a expectativa é que o preço fique bem abaixo do PLD máximo até o final do ano", disse o gerente de Preço da CCEE, Rodrigo Sacchi.

O PLD para este ano varia entre um mínimo de 30 reais e um máximo de 388 reais por megawatt-hora.

De acordo com os dados divulgados pela CCEE, o PLD para o Sudeste deve ficar em uma média de 153 reais por megawatt-hora em agosto e seguir em queda em setembro, para 135 reais por megawatt-hora.

No resto do ano, o PLD seguiria em retração, para 117 reais por megawatt-hora em outubro, alcançando um patamar médio de 88 reais por megawatt-hora em novembro e 71 reais por megawatt-hora em dezembro.

"O cenário para agosto, setembro e até o final do ano, para o Sul, especialmente, é de afluências na média e acima da média, especialmente devido à influência do El Niño", analisou Sacchi, da CCEE.

Segundo o especialista, o fenômeno El Niño tem apresentado "intensidade moderada", o que resulta em aumento das precipitações principalmente na região Sul.

(Por Luciano Costa)