IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bitcoin tem reação comedida após repressão britânica envolvendo a Binance

A maior e mais conhecida moeda digital do mundo recuou cerca de 18% nos últimos 13 dias  - Getty Images
A maior e mais conhecida moeda digital do mundo recuou cerca de 18% nos últimos 13 dias Imagem: Getty Images

Tom Wilson

Em Londres

28/06/2021 10h52

O bitcoin tinha uma reação comedida hoje a uma ação da supervisora financeira do Reino Unido para atingir a bolsa de criptomoedas Binance, no mais recente sinal de pressão regulatória sobre o setor.

Em um comunicado datado de sexta-feira, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês) disse que a Binance não poderia conduzir nenhuma atividade regulamentada no Reino Unido e alertou os consumidores sobre a plataforma, que está sob crescente escrutínio em todo o mundo.

Por volta de 9h25 (horário de Brasília), o bitcoin cedia 1,06%, a US$ 34.332,89. A maior e mais conhecida moeda digital do mundo recuou cerca de 18% nos últimos 13 dias em meio ao aperto do governo chinês sobre o segmento de criptomoedas.

O movimento da FCA segue o reforço na supervisão do setor em todo o mundo e suas preocupações incluem o potencial uso desses ativos para lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais, bem como riscos para os consumidores.

A Binance, uma das maiores bolsas de criptomoedas do mundo, retirou no mês passado um pedido de registro na FCA, que supervisiona as regras de combate à lavagem de dinheiro, disse um porta-voz do órgão. Ele se recusou a dizer a razão.

Um porta-voz da Binance não quis falar sobre as interações com a FCA. Ele disse que a Binance trabalha em estreita colaboração com os reguladores e agentes da lei "para promover a segurança e a sustentabilidade da indústria, ao mesmo tempo que fornece os melhores serviços e proteção aos nossos usuários".

A Binance tem sido alvo de reguladores de todo o mundo nos últimos meses.