IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Iranianos se dividem sobre reaproximação com EUA

28/09/2013 13h10

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, voltou ao Irã, neste sábado, 28, após participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, esta semana, e encontrou seu país dividido entre festas e protestos. Durante a visita aos Estados Unidos, Rouhani conversou por telefone com o presidente americano Barack Obama, sobre, entre outras coisas, o controverso programa nuclear iraniano, que tanto assusta a comunidade internacional ? pelo fato de que o propósito do programa seria a fabricação de armas nucleares, objetivo negado pelo governo iraniano.

A conversa, pelo telefone, interrompeu um hiato diplomático de 34 anos entre os líderes das duas nações, iniciado em 1979, com a invasão da embaixada americana em Teerã, em consequência da Revolução Iraniana. O cerco durou 444 dias e manteve cativos 52 funcionários americanos ? o episódio inspirou o filme vencedor do Oscar de 2012, Argo.

Enquanto políticos partidários de Rouhani e mesmo seus opositores comemoravam a iniciativa de reaproximação com os EUA ? aparentemente apoiada até mesmo pelo influente aiatolá Ali Khamenei ?, populares e grupos radicais opositores protestavam, gritando palavras de ordem contra os EUA e tentando bloquear o trajeto da comitiva presidencial pelas ruas de Teerã. Ovos e um sapato chegou a ser atirado contra o veículo do presidente iraniano, um ato considerado de grande ofensa no mundo islâmico.

A tentativa de reaproximação com o governo americano é vista como um esforço do novo presidente iraniano para minimizar as tensões com o Ocidente e, assim, tentar suspender as sanções impostas ao seu país, por conta de seu programa nuclear, num estilo oposto ao seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad.

Leia mais:

Para acertar o relógio atômico do Irã